Daniela Cardoso e Ney Silva
 
Representantes do Sindicato dos Médicos, dos Enfermeiros e dos Trabalhadores de Saúde do Estado da Bahia encaminharam ao Ministério Público Estadual (MPE) uma representação criminal contra os secretários de Saúde, Jorge Solla e de Administração, Manuel Vitório. Também é citada no documento a diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a enfermeira Iraci Leite. Os dirigentes dessas entidades se reuniram com o promotor Edvaldo Bispo Gomes e com a promotora Lucielia Santos nesta quarta-feira (17).

 
O advogado Ronaldo Mendes, que presta assessoria jurídica ao Sindicato dos Enfermeiros, informou que a representação foi movida contra os secretários e a diretora do Clériston, porque eles teriam desrespeitado a determinação judicial de suspender o processo de publicização do hospital. 
 
De acordo com o advogado, no último dia 9 de abril, o secretário de Administração, Manuel Vitório, aprovou e publicou uma minuta de publicização da unidade hospitalar. “Isso demonstra um desrespeito grave, porque ofende a segurança jurídica e atenta contra a dignidade da justiça”, afirmou.

 
O promotor Edvaldo Bispo recebeu a representação e disse que vai encaminhá-la à Procuradoria Geral de Justiça, que tem legitimidade para receber a representação, porque as pessoas citadas são de órgãos estaduais e o Ministério Público da Comarca não pode ouvi-los sobre a representação. 
 
Participaram da reunião o representante do Sindicato dos Enfermeiros, Edklercio Mendonça, a diretora do Sindsaúde, Inalba Fontenelle e o presidente do Sindicato dos Médicos, Francisco Magalhães.
 

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade