Acorda Cidade
 
Completando um mês de implantação neste sábado (27), a Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar reflete resultados positivos com a redução dos índices de violência no conjunto George Américo.  A infraestrutura provisória funciona em uma área doada pelo Governo Municipal, ao lado da praça principal do conjunto.
 
Esta é a décima Base Comunitária de Segurança no estado da Bahia e integra as ações do programa Pacto pela Vida. Conforme o Tenente da Polícia Militar, Ermillo Campos, em 30 dias foram registradas 26 ocorrências, destas uma condução à delegacia por tráfico de drogas e uma tentativa de homicídio. Segundo ele, nenhuma ocorrência de assalto foi registrada no equipamento.
 
“Neste primeiro mês foi possível comprovar a redução da violência no conjunto e bairros próximos. As principais queixas registradas são referentes à violência doméstica e agressão física. As mulheres violentadas podem ligar ou se dirigir até a unidade para denunciar o agressor”, explica.
 
Conforme informa o tenente Campos, muitos casos são solucionados no próprio equipamento. “As rondas e blitzen continuam sendo feitas diariamente para coibir a violência. Estamos realizando também visitas domiciliares para nos aproximar cada vez mais da comunidade local”, afirma destacando o êxito das ações
 
Para a comerciante Sheila da Costa, com a instalação da base é possível abrir as portas do comércio e trabalhar com tranquilidade. “Agora a gente trabalha em paz. Com a presença da polícia, os assaltos também diminuíram. Graças a Deus, a nossa segurança está garantida”, declara.
 
A dona de casa Nilzane Pinheiro conta que a praça do conjunto está mais movimentada. “Antes não podíamos nem sentar na praça ou levar nosso filhos para brincar. Hoje não faz medo sair à noite e estamos nos sentindo seguros e protegidos. Esta Base Comunitária veio em boa hora”, afirma.
 
O conjunto George Américo foi o primeiro do Município a ser contemplado com a iniciativa. A Base Comunitária de Segurança conta com radiopatrulhamento equipado por quatro viaturas e oito motos, além de sistema de videomonitoramento composto por dezmeras. As informações são da Secom.