Daniela Cardoso

 
O número de queixas na superintendência municipal de defesa do consumidor em Feira de Santana (Procon) aumentou no mês de outubro comparado ao mês de setembro. De acordo com o superintendente do órgão, Jorge Marques, o aumento chega a 36%. As empresas de telefonia e a Embasa são as campeãs de reclamações
 
Confira o ranking abaixo:
 
1 – Claro com 183 queixas
2º – Oi com 182 queixas
3º – Embasa com 175
4º – Itaú Card com 113
5º – Ibi Card com 78
6º – Bradesco com 73
7º – Hipercard com 61
8º – Samsung com 61
9º – G. Barbosa com 56
10º – TIM com 48 queixas
 
Jorge Marques acredita que os consumidores de Feira de Santana estão aprendendo a reclamar pelos seus direitos e atribui a isso o aumento no número de queixas. “Em setembro atendemos 2.238 consumidores e em outubro 3.071”, comparou.
 
O superintende informou que as queixas da Claro, são motivadas, principalmente por eles venderem a internet para pessoas que moram em bairros que não tem cobertura e emitirem a fatura, mesmo sem a pessoa ter utilizado o serviço.
 
“Principalmente depois que a Claro comprou a Embratel para colocar o plano fixo de telefone, TV a cabo e internet, as queixas contra a empresa aumentaram. Eles vendem a internet, mas em alguns bairros não pega e assim mesmo mandam a fatura cobrando. Por isso o Procon abriu uma Ação Civil Pública no mês de setembro contra todas as prestadoras de serviço de telefonia fixa e móvel”, disse.
 
Em contato com o Acorda Cidade, a Claro (líder no DDD 75, com mais de 1,4 milhões de clientes na região) informou que tem trabalhado para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos consumidores e está investindo em tecnologias e em novas plataformas para proporcionar um melhor atendimento ao consumidor. 
 
A operadora afirmou também que está empregando alto investimento em metodologia que foquem o melhor atendimento aos clientes. "A ideia é que o atendimento prestado aos consumidores vise a resolução dos casos, já no primeiro contato do cliente", destacou.
 
Agências Bancárias e supermercados 
 
“Fiscalizamos as agências bancárias em relação aos biombos. Todos os bancos, exceto o Bradesco, já colocou. Nós já notificamos e caso em 10 dias não seja colocado, iremos notificar novamente todas as agências do Bradesco”, informou Jorge Marques.
 
Com relação aos supermercados, o superintendente disse que o Procon faz as visitas, encontra  produtos vencidos nas prateleiras. Ele mostrou ao Acorda Cidade uma lata de extrato de tomate vencida desde o mês de março deste ano, que foi encontrada em um supermercado da cidade na semana passada.
 
“Estou com uma lata de extrato de tomate vencido há sete meses, ainda na prateleira para ser vendido. Nós vamos continuar fiscalizando, apreendendo e multando”, afirmou.
 
 
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade