Acorda Cidade
 
A construção de um viaduto deverá ser a alternativa para acabar com os transtornos causados pelos congestionamentos na BR-116/Norte, principalmente no retorno que acesso ao campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O anúncio da obra foi feito pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), João Silvio Monteiro, durante reunião, segunda-feira (13), em Salvador, com o reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, e a gerente de Projetos e Obras da Universidade, Nadja Ribeiro.
 
O viaduto, que deve ser construído em frente ao acesso à Uefs, integra o projeto de requalificação da parte duplicada da BR-116, que também será duplicada de Feira de Santana até o município de Tucano, no total de aproximadamente 160 quilômetros. A execução da obra, que tem previsão de ser concluída de três a cinco anos, terá investimento de R$ 200 milhões.
 
João Sílvio Monteiro revelou que o Dnit vai realizar a licitação entre os meses de junho e julho e que a obra deverá ser iniciada até outubro. O lote 6 da licitação, que integra o trecho em que o campus da Uefs está localizado, terá prioridade, segundo Monteiro.
 
Para enfrentamento do problema em curto prazo, o reitor José Carlos Barreto sugeriu a construção de mais um retorno na BR-116/Norte. Desta forma, moradores do Papagaio e bairros vizinhos não precisariam se deslocar até o retorno do acesso ao campus universitário, reduzindo o fluxo de veículos no local. O superintendente João Sílvio Monteiro se comprometeu a apresentar, nos próximos dias, projeto sobre a proposta.
 
A Uefs, conforme revelou o reitor José Carlos Barreto, também vai buscar a Prefeitura de Feira de Santana para gestões na BR-116/Norte. O superintendente João Monteiro informou quedesde junho de 2012, o Dnit encaminhou ofício à Prefeitura solicitando e autorizando a instalação e manutenção de semáforos na BR-116/Norte. 
 
O documento foi enviado em atenção à Administração da Uefs que havia procurado o órgão federal para reclamar dos problemas de trânsito. A opção prevê a implantação de semáforos inteligentes com a possibilidade de funcionamento apenas nos horários de pico, o que poderá reduzir os transtornos até a construção do viaduto. A Uefs solicitou audiência com o prefeito José Ronaldo de Carvalho para tratar deste e de outros assuntos.
 
A Administração de Uefs tem concentrado esforços para solucionar o problema do congestionamento na BR-116/Norte, que causa transtornos não apenas para a comunidade universitária, como também a outros usuários da rodovia. Em outras oportunidades foi sugerida ao Dnit a construção de um viaduto em formato de alça, o que não foi aceito sob o argumento de que o investimento seria incompatível com o fluxo de veículos.
 
As informações são da Ascom/Uefs