Andrea Trindade

O comércio de Feira de Santana atrai consumidores de diversas cidades do interior baiano, porém seu aspecto não tem agradado os feirenses, os visitantes e principalmente os comerciantes. Sujeira, falta de espaço, falta de planejamento e desorganização são os principais problemas apontados pelos consumidores e donos de lojas.

Para o comerciante do Grupo JR Confeções, Roberto Carlos, um bom planejamento e melhoria na infraestrutura do comércio da cidade, bem como uma boa mobilidade do trânsito garantiria a Feira de Santana um desenvolvimento muito maior que o atual, uma vez que o município tem como principal atividade econômica o comércio, além de serviços e indústria.

“O centro da cidade está horrível. O que atraem os clientes para nossas lojas são nossos preços e os produtos. No sábado tivemos muita gente de Salvador e eles disseram que vêm para mesmo com tantas dificuldades de acesso porque os preços são melhores. Se não fosse isso estaríamos de portas fechadas por causa desta desorganização”, reclamou solicitando um posicionamento do Governo Municipal, Associação Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas e do Sindicato do Comércio de Feira de Santana.

 Ele disse que o comércio mais organizado geraria mais empregos e tem esperança de que a situação melhore de forma considerável.

Para o comerciante Manuel Neto, o centro comercial está caótico“Os comerciantes cansaram de tanto clamar por uma organização. Hoje o cliente encontra obstáculos para entrar nas lojas”, declarou reclamando da dificuldade de acesso as lojas  por causa dos vendedores ambulantes e de problemas com trânsito e estacionamento.

 
Manuel afirma que não existe uma disputa entre os canelos e os donos de lojas. Segundo ele, o público dos camelôs é diferente do público da loja, mas a falta de espaço prejudica as vendas.

 
“Esta concorrência com os ambulantes não é desleal porque depende muito do produto. Se hoje a loja trabalhar com o mesmo produto que o ambulante trabalha, ela fecha as portas. Porque ela não vai ter margem de lucro para pagar os impostos, que gera riqueza para o município”, explicou.

As ruas e avenidas com maiores registros de reclamações no centro comercial de Feira de Santana são Sales Barbosa, Marechal Deodoro e Senhor dos Passos. Nestes locais, os consumidores disputam espaços, com veículos, vendedores ambulantes e barracas.

O Acorda Cidade divulgou a imagem abaixo na rede social Facebook e procurou saber  a opinião dos consumidores em relação a atual aparência da rua Sales Babosa e que sugestão eles dariam para melhorar o aspecto do local.  A imagem mostra com o local era antes e depois da chegada dos vendedores ambulantes.

Sujeira – Os internautas destacaram a importância de conscientizar as pessoas a manterem a cidade mais limpa e  também falaram da   necessidade de organizar o espaço sem  prejudicar o trabalho dos vendedores ambulantes.


Com fotos e informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade