A empresa de telefonia Claro liderou o balancete mensal de queixas registradas na Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Fsa), no mês de outubro. Das 3.071 reclamações registradas contra 10 empresas, 183 foram referentes à Claro e 182 relativas à Oi.
As outras oito empresas que tiveram queixas apontadas pelos consumidores foram as seguintes: Embasa (175), Itaú Card (113), IbiCard (78), Bradesco (73), HiperCard (61), Samsung (61), G Barbosa (56) e Tim (48).
Do total de queixas apresentadas, 93% foram resolvidas via telefone, o que representa 2.798 reclamações. “As 273 que não foram solucionadas de imediato tiveram processos abertos, sendo que 60% já foram resolvidas em audiência. O restante das reclamações já está com as audiências marcadas”, informa o superintendente do Procon, Jorge Marques.
Quando comparados os números de queixas registradas nos meses de setembro (2.238) e outubro (3.071), afirma Marques, houve um aumento de 36% no atendimento. No mês de setembro, por sua vez, foram abertos 268 processos para solucionar as queixas não resolvidas por telefone.
Para o superintendente do Procon, o acréscimo no número de atendimento é resultado do bom serviço prestado pelo órgão. “Isso também demonstra a má prestação de serviço por parte de algumas empresas. Muitos consumidores se queixam que as empresas de telefonia vendem internet fixa e móvel para lugares que não têm sinal, ou colocam telefones desconhecidos nas contas”, declara Marques.
A sede do Procon funciona na avenida Maria Quitéria, ao lado do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, das 8 às 17 horas. Mais informações através do telefone (75) 3603 3700.