Recursos para saúde
Caravana da Saúde recolhe assinaturas em Feira de Santana para mudança de Projeto de Lei
O deputado estadual José de Arrimatéia, que é presidente da Comissão de Saúde da ALBA explicou que a campanha mobiliza a sociedade na coleta de assinaturas para apresentação de projeto popular ao Congresso Nacional.
Daniela Cardoso
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reuniu com representantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (23) para falar sobre a Caravana da Saúde, que é uma campanha que está sendo realizada em todo Brasil.
O deputado estadual José de Arrimatéia, que é presidente da Comissão de Saúde da ALBA, explicou que a campanha mobiliza a sociedade na coleta de assinaturas para apresentação de projeto popular ao Congresso Nacional, para que mais recursos sejam investidos na saúde.
“Essa mobilização é um projeto de lei de iniciativa popular que está sendo feito em todo Brasil, já existem 11 estados que aderiram a essa causa. Precisamos de 1 milhão e meio de assinaturas em todo o Brasil para alcançarmos nosso objetivo. Estamos nos preparando para que a Bahia tenha cerca de 300 mil assinaturas”, disse.
De acordo com o deputado, atualmente a lei determina que os estados invistam 12% do seu orçamento na saúde, os municípios 15% e o Governo Federal não tem um valor fixo. A mobilização objetiva a mudança da lei.
“O nosso objetivo é que seja fixado o valor de 10% para a saúde pelo Governo Federal. Assim os municípios e estados vão receber mais recursos e nós teremos uma saúde com mais qualidade. Queremos que a presidente Dilma Rousseff modifique a lei”, afirmou.
Feira de Santana é a primeira cidade do interior a receber essa campanha que já foi lançada em Salvador. De acordo com Arrimatéia, várias entidades da capital abraçaram a campanha e estão como postos de coleta das assinaturas. Em Feira de Santana, as pessoas posem assinar a campanha na Câmara Municipal de Vereadores.
“Depois vamos reunir as assinaturas, levar para Brasília e vamos fazer um ato público onde estará presente o Ministro da Saúde e depois vamos entregar a presidente Dilma”, afirmou.
Também participaram da reunião a deputada estadual Graça Pimenta e o vereador Ailton Mô.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Assuntos