Acorda Cidade

O desenvolvimento tecnológico como instrumento de combate às desigualdades sociais foi um dos assuntos abordados na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na tarde de segunda-feira (13), durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento é promovido pelo Governo Federal em todo o país até sexta-feira (17).

Os trabalhos foram iniciados com palestra do professor Aelson Silva de Almeida, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ele abordou o uso da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, tema central da Semana. “A comunidade mundial deve refletir e participar ativamente dos debates acerca do progresso tecnológico e suas consequências”, destacou.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mais uma vez a Uefs desenvolve atividades, abertas ao público, visando a difusão de conhecimentos para valorização da criatividade, a atitude científica e a inovação perante a população, em especial crianças e jovens.

Paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, será realizado o 18º Seminário de Iniciação Científica da Uefs com exposição de pôsteres sobre os trabalhos originados de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade. Os autores são bolsistas de iniciação científica dos programas Probic/Uefs, PibicCNPQ e Fapesb. A coordenação do Semic é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Estão programadas, ainda, atividades compreendendo visitas orientadas ao completo de laboratórios didáticos e de pesquisa, palestras, oficinas e minicursos no campus da Uefs em Feira de Santana e na Chapada Diamantina. São laboratórios em áreas e temas diversos, como botânica, zoologia, microbiologia, biologia marinha, meio ambiente, biotecnologia, geociências, física, astronomia, oceanografia, bioprospeccão, desertificação, ciência e tecnologia de alimentos e engenharia civil.

Saiba mais sobre a programação no portal www.uefs.br.