Acorda Cidade

Enquanto a maior parte das pessoas espera dezembro e janeiro para descansar, os vestibulandos veem esse período como uma oportunidade a mais para se preparar para entrar na universidade. Porém, continuar a estudar exaustivamente nesse período pode não ser a melhor decisão, já que também é importante relaxar por diversos motivos.

O descanso é indispensável também na fase do vestibular, pois ele é o responsável pela absorção do conteúdo e pela sensação de tranquilidade no dia da prova. Quem estuda até o último dia corre o risco de chegar ao exame estressado e sofrer com os terríveis “brancos”, que são aqueles momentos em que a matéria estudada desaparece da mente.

Além disso, o estudante precisa entender que a universidade, embora seja importante para a vida pessoal e profissional, não é o fator determinante da felicidade. Caso o sonho de fazer aquele curso não seja realizado agora, o próximo semestre ou ano poderá servir novamente para estudar, se esforçar e, dessa vez, conseguir.

Quem já estudou, prestou vestibular e passou no exame ou está esperando o resultado já pode aproveitar as férias para reencontrar os amigos e se divertir. Isso é saudável e merecido, independentemente dos desempenhos.

O cérebro humano não é uma máquina e também necessita de uma pausa para trabalhar melhor – sempre!


Imagem: Pinterest

Tenho provas ainda. Como me organizar?

Se você já estudou bastante e ainda tem plantões de dúvida para frequentar, no cursinho ou na escola, reserve um tempo para os estudos e mantenha o foco. Porém, não deixe de aproveitar e se divertir ao lado da família e de amigos durantes as férias. Continue dormindo as 8 horas necessárias, dedique cerca de 5 horas por dia para revisar a matéria e não tente aprender novos conteúdos difíceis a poucas semanas das provas, pois isso só poderá causar confusão. Confie em tudo o que estudou e relaxe para enfrentar mais essa etapa da vida!