Receita deve divulgar regras para declaração do IR 2013 na próxima semanaReceita deve divulgar regras para declaração do IR 2013 na próxima semanaReceita deve divulgar regras para declaração do IR 2013 na próxima semanaReceita deve divulgar regras para declaração do IR 2013 na próxima semana
AcordaCidade
AgênciaBrasil – Brasília – A Receita Federal esperadivulgar no iníciodapróximasemana, provavelmentenasegunda-feira (18), a instruçãonormativareferenteàentregadadeclaração do Imposto de RendaPessoaFísica 2013.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, JoaquimAdir, nãohaverágrandesalterações nos procedimentosesteano. Para o contribuintequepretendefazersimulaçõessobreosvalores dos rendimentostributáveis e as deduções, a Receitajádisponibilizaumaferramenta online.
Para oscontribuintesqueesperamreceber a restituição nos primeiroslotes, éimportanteenviar as informaçõesnaabertura do prazo, quecomeça no dia 1º de março e vaiaté 30 de abril. Têmprioridadenarestituiçãooscontribuintes com mais de 60 anos, beneficiados com o Estatuto do Idoso.
As fontespagadorassãoobrigadas a enviaràReceita Federal o valor do imposto de rendaretidonafonte, dos rendimentospagooucreditados em 2012 paraseusbeneficiáriosaté o dia 28 de fevereiro. As informaçõesserãocruzadas com a declaração do imposto de rendadaspessoasfísicas. Tambémnesta data osempregadosdevemreceber o documento com osrendimentosparaquepossampreencher a declaração. Segundo JoaquimAdir, caso o empregadonãoreceba o documento, deveprocurar o setorresponsávelnaempresa em quetrabalha.
Para saber se deveoptarpeladeclaraçãosimplificadaoupelacompleta, o contribuintedevepreencher o programageradordadeclaração, aconselha o supervisor nacional do Imposto de Renda. “Depois, o próprioprogramainforma a ele o valor do imposto se eleoptarpelodescontosimplificadoounão [declaraçãocompleta]”, destacou.
Adirexplicoutambémque o descontosimplificadosubstitui as deduções, comoeducação e saúde, porexemplo, e o contribuinteficadispensado de apresentarosdocumentosquecomprovemessesgastos. Um projetodaReceita Federal pretendeeliminar a declaração nesses casosaté o anoquevem.
Para quem resolver fazer a declaraçãocompleta, JoaquimAdiraconselha a separartodososrecibosmédicos, despesas com educação e dados de todososdependentes, inclusive, os do cônjuge.
No caso de dependentes com rendimentos, osvaloresprecisamserinformadostambémnadeclaração. O supervisor lembraque, nesses casos, o contribuintedeveavaliar se nãoémelhorque o dependente declare em separado.
Perguntadosobredicasparaevitar a malhafina, JoaquimAdirdisse, bem-humorado, quebasta o contribuinteinformartodososdadoscorretamentenadeclaração. “O conselhoéesse. Elenãodeveesquecer de informartambémosrendimentos dos dependentes, porexemplo, queéumasituaçãoqueacabaesquecendo. Devemconstar [nadeclaração] todotipo de rendimento, incluindoaluguéis. Todososdados de ganhos, inclusive oseventuais”, destacou.
Outra forma de evitar a malhafinaéregularizar a situaçãoassimque a declaraçãotenhasidoprocessada e liberadaparaconsulta, pormeio de acessoaoextratodadeclaração do Imposto de Rendadisponível no Centro Virtual de AtendimentoaoContribuinte (e-CAC). Énecessáriousar o código de acessogeradonaprópriapáginadaReceita, mediante a inclusão do número do recibodasduasúltimasdeclarações, ou com o uso do certificado digital emitidoporautoridadehabilitada.
Caso o contribuinteencontrealgumerro, a regularizaçãopoderáserfeita, namaioria dos casos, pormeio do próprioe-CAC, semnecessidade de o contribuinte se dirigir a umaunidadedaReceita Federal.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade