Feira de Santana

MP recomenda interdição de aterro sanitário em Feira de Santana

A recomendação se baseia na constatação de danos ambientais decorrentes de irregularidades operacionais verificadas no aterro.

07/02/2015 às 10h18, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Regional Ambiental Karinny Guedes, recomendou ao Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Inema) a interdição ou suspensão total das atividades do aterro sanitário operado pela empresa Sustentare Serviços Ambientais S.A. em Feira de Santana.

A recomendação, expedida ontem (6) também prevê a suspensão ou cancelamento imediato da Licença de Operação (LO) e da Autorização de Direito de Uso dos Recursos Hídricos concedidas pelo órgão ambiental estadual por meio da Portaria Nº 6.898/14. A promotora quer ainda que o Inema realize uma revisão completa dos estudos que subsidiaram o licenciamento ambiental, a ser custeada pela Sustentare. O objetivo é “diagnosticar, avaliar e prognosticar as consequências ambientais relacionadas à operação do aterro em questão, impondo-se medidas mitigatórias e compensatórias pertinentes e efetivo plano de controle, especialmente quanto aos métodos de operação do empreendimento”.

A recomendação se baseia na constatação de danos ambientais decorrentes de irregularidades operacionais verificadas no aterro, e apontadas em relatórios técnicos elaborados pela Câmara de Saneamento do MP e pelo próprio Inema.

Entre os problemas, está a disposição inadequada de resíduos sólidos domésticos em área não impermeabilizada, e lançamento e vazamento de chorume sem tratamento prévio, com contaminação do solo e da rede de água pluvial, causando poluição e degradação ambiental. Segundo a promotora de Justiça, a empresa foi notificada pelo órgão ambiental por conta das infrações, mas não cumpriu os termos de notificação, que exigiam, por exemplo, a apresentação de plano de gerenciamento de áreas contaminadas.

Apesar disso, afirma Karinny Guedes na recomendação, o Inema renovou a LO do empreendimento. O órgão tem dez dias úteis para encaminhar ao MP as informações, documentos e publicações sobre as providências adotadas, que devem considerar as recomendações apontadas no parecer técnico da Câmara de Saneamento da Instituição. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Mãe de jovem em estado vegetativo agradece a solidariedade das pessoas: "Um presente do Dia das Mães que eu nem imaginava"

Dia das Mães

Mãe de jovem em estado vegetativo agradece a solidariedade das pessoas: "Um presente do Dia das Mães que eu nem imaginava"

Depois da reportagem do Acorda Cidade e do caso ganhar repercussão na cidade, o benefício de Luana foi concedido e...

12/05/2024 às 09h25

Dia Internacional da Enfermagem

Feira de Santana

Dia Internacional da Enfermagem: profissão que envolve dedicação e cuidado luta por condições melhores de trabalho

A enfermagem, apesar de ser evidenciada anualmente, ainda carrega inúmeros desafios, como melhores condições de trabalho e o pagamento do...

12/05/2024 às 09h25

Canta Feira

Feira de Santana

1º Canta Feira atrai grande público trazendo artistas da música gospel local e nacional

Mais de 5 mil pessoas, segundo os organizadores, lotaram a área de festa do campo ao lado do Boulevard Shopping....

11/05/2024 às 21h10

Ação de Solidariedade

Feira de Santana

Fotógrafo promove ação de solidariedade ao Rio Grande do Sul e eterniza momentos incríveis entre mães e filhos

Devido à proximidade do Dia das Mães, as pessoas irão receber um link para ter acesso à fotografia produzida.

11/05/2024 às 20h47

foto vacina conta raiva Foto Thiago Paixao

Feira de Santana

Centro de Controle de Zoonoses intensifica vacinação contra a raiva

Vacinação disponível nos bairros Francisco Pinto, Capuchinhos e Tomba.

11/05/2024 às 20h10

Projeto Meu Escritório

Feira de Santana

Projeto “Meu Escritório”, incentiva a advocacia local com espaços gratuitos para atendimento 

Ao Acorda Cidade, o advogado Rafael Pitombo falou sobre a aderência a essa nova ferramenta, totalmente funcional e que já...

11/05/2024 às 17h40

image

Rádio acorda cidade