Educação
Colégio inova com implantação do programa Escola da Inteligência
Thalma Pinheiro explicou que a escola da inteligência é um programa socioemocional desenvolvido e implantado pelo Dr. Augusto Cury e que tem sido uma referência nas competências emocionais para toda a comunidade no Brasil.
01/10/2014 às 18h15, Por Maylla Nunes
Daniela Cardoso
O Colégio Thaiane Pinheiro inovou este ano com a implantação do programa Escola da Inteligência. A diretora do colégio, Thalma Pinheiro, esteve no programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (1º), juntamente com a assessora do projeto, Fabíola Fall, a assessora da Rede Pitágoras, Cleides Pimentel, e a coordenadora do colégio, Laiza Carvalho, para falar sobre o assunto.
Thalma Pinheiro explicou que a Escola da Inteligência é um programa socioemocional desenvolvido e implantado pelo Dr. Augusto Cury e que tem sido uma referência nas competências emocionais para toda a comunidade no Brasil.
A assessora do programa Escola da Inteligência, Fabíola Fall, informou que o programa está no mercado há cinco anos e que ele busca trabalhar com crianças, jovens e adultos num resgate para que o ser humano seja autor da sua própria história, além de trabalhar o gerenciamento das emoções, o combate ao estresse e a insegurança.
“O programa é voltado para a saúde emocional e os alunos têm uma aula uma vez por semana com esse foco. Todos os professores do colégio são capacitados durante o ano e os alunos são levados toda a semana a discutirem assuntos do dia a dia, do cotidiano e principalmente as mudanças de comportamento. Trabalhamos um conceito de aprender, de colocar-se no lugar do outro, aprender a ser empático e trabalha ainda as habilidades emocionais”, explicou.
Cleides Pimentel, que é assessora da Rede Pitágoras, explicou que a instituição tem uma parceria com a Escola Thaiane Pinheiro. “Faço um trabalho de consultoria e temos uma proposta de parceria. A escola utiliza a coleção didática da rede Pitágoras e trabalhamos em parceria com a escola, porque muito nos interessa os resultados. Possuímos mais de 400 escolas parceiras no Brasil e atendemos alunos de uma diversidade cultural e regional muito grande”, afirmou.
A coordenadora do colégio, Laiza Carvalho, destacou que a formação dos professores é uma das maiores preocupações da escola. “A gente se reúne para pensar nas ações da escola, temos um corpo docente muito comprometido. Vemos que nossos alunos cada vez mais estão se desenvolvendo e isso é um presente para nós”, destacou.
Escola em tempo integral
Thalma Pinheiro falou ainda sobre o novo projeto da escola, que é a educação em tempo integral. De acordo com ela, o resultado tem sido satisfatório e a intenção é ampliar no próximo ano.
“Esse projeto compreende alunos de um a cinco anos de idade e experimentamos na prática esse projeto. Fomos a várias cidades, como Fortaleza, Ceará, Belo Horizonte, São Paulo, para vivenciar como é o funcionamento e experimentar aqui na prática. Tem sido um sucesso e estamos felizes com o desempenho.
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