
O nadador feirense, Cláudio Aleixo, foi campeão na 55ª Travessia Mar Grande-Salvador, realizada no último sábado (29). O percurso partiu da Praia do Duro, no Mar Grande, até o Porto da Barra, em Salvador, somando um total de 12,5km.
Primeiro colocado na categoria Master H (nadadores de 60 a 64 anos), Cláudio soma mais um prêmio à sua trajetória, iniciada aos 12 anos com o incentivo do irmão mais velho, Roberley, também nadador. Ele conta que sempre sonhou em participar da travessia, mas a coragem só veio agora. Segundo Cláudio, o empurrão final veio há cerca de um mês, quando recebeu o convite de seu patrocinador, Vitor.

“Sempre tive vontade de participar dessa competição, mas não tinha coragem quando era mais novo. Treinava para participar e, na hora, desistia. Porém, um mês antes, Vitor, meu patrocinador, me convidou para fazer a travessia com ele. Aceitei, encarei o desafio e, além de concluir, fui campeão da minha categoria”, compartilhou.
O resultado é fruto de uma preparação intensa. Há três anos, desde que voltou a treinar, Aleixo mantém uma rotina diária, com treinos fortes e focados em competições. Orientado pelo treinador Rafael Spínola, o nadador acumulou grandes conquistas, como a liderança no ranking de maratonas aquáticas.
Mar revolto e correnteza
Grandes vitórias vêm acompanhadas de grandes desafios, e foi exatamente isso que aconteceu com Cláudio Aleixo. Durante a travessia, o tempo ficou instável e o mar revolto, com ondas e correnteza. “Foi preciso muita força para chegar, mas deu tudo certo e consegui concluir com vitória”, explicou o nadador. “Foi muita alegria quando vi a chegada. Pensei: ‘um sonho de muitos anos sendo realizado, e com a conquista. Foi desafiador, mas valeu a pena’”, completou.

Inspiração na trajetória e mensagem de incentivo
Ana Marcela Cunha, nadadora brasileira, participou da travessia e é um símbolo de inspiração para muitos profissionais, inclusive para Aleixo. “Ana Marcela fez essa travessia em bate-volta. Ela é um exemplo de nadadora para vários atletas que estão começando na natação e querem ser campeões”, disse Aleixo.
O nadador agradece aos treinadores, patrocinadores e instituições que o ajudaram em sua trajetória e deixa uma mensagem para quem está iniciando na atividade: “Treinem! A atividade física é muito importante e gratificante. E, se quiser competir, não tem segredo: treino, treino e mais treino. Os resultados chegarão”.
Matéria escrita pela estagiária de jornalismo Beatriz Rosado sob supervisão da jornalista Mariane Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.