Funcionários da Tel Telemática fazem manifestação em Feira de SantanaFuncionários da Tel Telemática fazem manifestação em Feira de SantanaFuncionários da Tel Telemática fazem manifestação em Feira de SantanaFuncionários da Tel Telemática fazem manifestação em Feira de Santana
Andrea Trindade
Funcionáriosdaempresa de call center daClaro, Tel Telemática, realizaramumamanifestaçãonamanhãdestaterça-feira (23) naunidade, situada no Largo do Marajó, em Feira de Santana.
Eles se reuniramnaparteexternadaempresa e reclamaramdascondições de trabalho. De acordo com umafuncionária, quenãoquisseridentificada, foiimplantado um sistema de registro de chegada e saída, queapresentaerros, nãoregistrando a permanência do funcionário.
“Umaempresa com mais de 10 funcionáriosdeveterpontoeletrônicoparaconstar a entrada e saída, masaquinãotem. Antes ossupervisorespodiamfazer as correções do sistemamanualmente, masdesde o dia 19 a empresarecebeuordem de nãofazermaisessacorreção manual. Casonossossupervisorescontinuassemfazendoessereajuste, elesseriamconsideradosladrões, sendoquenósestamossendoprejudicados com esseserros”, explicou.
A funcionáriadisseque um coordenadorfoidemitidoinjustamenteporque se mostrouinsatisfeito com a determinação. “Temosmetas a cumprir. Trabalhamos em um setor de retenção de controle, e temosqueter 75% de efetividade. Quandonãobatemosessa meta somosdemitidos. Trabalhamos com pressãopsicológica e assédio moral”, declarou a operadora de telemarketing.
Com receioperder o empregooutrafuncionáriadaempresatambémnãoquisseridentificada, masrelatousobrecomoosoperadoressãotratados.
“Soufuncionáriahá 8 meses e o quetenhovivido e presenciadonaempresaéinaceitável. Começa com o atraso e nãopagamento dos salários, trocasemanal e deliberada, semavisoprévio de horário dos funcionários, nãopagamento de horas extras e feriadostrabalhados e descontosindevidosinjustificadosnafolha de pagamento, bemcomo o assédio moral sofridotodososdiasporparte dos supervisores, quetambémsofremessetipo de assédioporparte dos coordenadores. A empresaapresentaumaescalapedagógica de medidasdisciplinaresquevãodesdeadvertênciasverbaisatéjustacausa. O assédio moral partejustamentebaseadonessaescalapedagógica, poisossupervisoresseguempraticamenteàrisca a escalanãodeixandoescaparqualquerdeslize do operador. Somoscontroladoscomomáquinas”, declarou.
“Se quisermosiraobanheirotemosquepedir com antecedência, e com muitaantecedência, casoissonãosejafeitosomosconstrangidosnafrente dos outrosoperadores e tal "comportamentoinadequado" aindaépassível de medidadisciplinar. Ouseja, ficamossegurando as nossasnecessidadesfisiológicasatéobtermosautorização. Porcontadissojápresencieiumapessoafazersuasnecessidadesna PA mesmo”, disse a operadora de telemarketing, explicandoque PA é o posto de atendimento.
A mesmafuncionáriaexpôsaindaoutrosproblemasvividos, segundoela, pelosfuncionários:
“Querotambémressaltarqueosprópriossupervisoresqueagemcomocarrascosvêmsendoprejudicados com saláriosatrasados. Nãoestãorecebendo o pagamento do valor total, sendoprometido o reembolso no mêsseguinte. Enfim, éumasituaçãodegradante e constrangedora, causadora de muito stress paratodas as partes. Pedimos, comohumildestrabalhadoresque a situação se regularize, queosórgãoscompetentesajam, quenossosindicato de fato nos representeparaquepossamostrabalhar em pazsemtantasatribulações e incertezas”, desabafou.
O AcordaCidadeentrou em contato com Gerente de Operaçõesda Tel Telemática em Feira de Santana, Rodrigo Neri, quenãopodefalarporqueestavanumareunião, masinformouquevaienviaruma nota de esclarecimentosobredeterminaçãodaoperadoraClaro.
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do AcordaCidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade