Dom Itamar Vian preside missa dos Santos ÓleosDom Itamar Vian preside missa dos Santos ÓleosDom Itamar Vian preside missa dos Santos ÓleosDom Itamar Vian preside missa dos Santos Óleos
Daniela Cardoso
O ArcebispoMetropolitano de Dom ItamarVian, presidiunamanhã de hoje (28) a missa dos Santos Óleos com a participação de diáconos e padres dasparóquias de Feira de Santana e municípiosda micro região. A celebraçãoéumatradiçãodaigrejacatólica, onde o óleoédistribuídoaossacerdotesparaqueelesusem em suasparóquias, principalmentedurante a cerimônia de batismo.
O MonsenhorJoséNery, disseque a missa dos Santos Óleos, além de dar a benção, tambémincentiva o firmamentodafé. “Esseano a igrejacelebra o anodafé. Bento XVI instituiu o anodafé, porqueelequerquetodososseguidores de Jesus Cristo alimentemessesentimentocadavezmais”, afirmou.
José Nery ressaltou que os religiosos devem ser o espelho do amor, da fé e da solidariedade. "Devemos ser exemplo, pois o mundo está marcado pela violência, pelo desamor. Isso não é um favor que prestamos a humanidade e sim um dever que recebemos de Jesus Cristo. Precisamos ser esse homem da fé”.
Sobre a renúncia do Papa Bento XVI e a escolha de Francisco paraassumir o papado, JoséNerydissequeesseé um momento de renovaçãodaigrejacatólica no mundo.
“Algumaspessoaspensaramque com a saída de Bento XVI a igrejaiaacabar, maseleteve a humanidade de passar a responsabilidadeparaoutrapessoamaisjovem. O Espírito Santo ressuscitou a igreja com a nomeação de Francisco. Ele, com suasimplicidade, vemconquistando o mundo. As pessoasvêem no novo papa umaesperança, umarenovação”, declarou.
Procissão do Fogaréu
Serárealizadaàs 20 horasdestaquinta-feira (28) a Procissão do Fogaréu, quesairádaCapela de NossaSenhoradaMisericórdia, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, para a CatedralMetropolitanaSenhora Santana.
Com velas acesas, simbolizando as tochas dos soldados, o cortejo segue pelas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, em direção à Igreja de Senhor dos Passos, onde faz a primeira parada.
Ao som das matracas, os fieis percorrem pela Avenida Senhor dos Passos em direção à Igreja dos Remédios onde fazem a segunda parada. A procissão continua pela rua Conselheiro Franco até a Catedral Metropolitana de Santana, onde o arcebispo faz a pregação.
A procissão do fogaréu reconstitui a noite da prisão de Jesus, traído por Judas, que com um beijo o entregou aos soldados romanos. Antigamente apenas homens participavam da procissão, mas, há alguns anos conta com a participação de mulheres e crianças.
As informações e fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
PolÃtica de privacidade