Daniela Cardoso

O Arcebispo Metropolitano de Dom Itamar Vian, presidiu na manhã de hoje (28) a missa dos Santos Óleos  com a participação de diáconos e padres das paróquias de Feira de Santana e municípios da micro região. A celebração é uma tradição da igreja católica, onde o óleo é distribuído aos sacerdotes para que eles usem em suas paróquias, principalmente durante a cerimônia de batismo.


 

O Monsenhor José Nery, disse que a missa dos Santos Óleos, além de dar a benção, também incentiva o firmamento da . “Esse ano a igreja celebra o ano da . Bento XVI instituiu o ano da , porque ele quer que todos os seguidores de Jesus Cristo alimentem esse sentimento cada vez mais”, afirmou


 

José Nery ressaltou que os religiosos devem ser o espelho do amor, da fé e da solidariedade. "Devemos ser exemplo, pois o mundo está marcado pela violência, pelo desamor. Isso não é um favor que prestamos a humanidade e sim um dever que recebemos de Jesus Cristo. Precisamos ser esse homem da fé”.

Sobre a renúncia do Papa Bento XVI e a escolha de Francisco para assumir o papado, José Nery disse que esse é um momento de renovação da igreja católica no mundo

 
“Algumas pessoas pensaram que com a saída de Bento XVI a igreja ia acabar, mas ele teve a humanidade de passar a responsabilidade para outra pessoa mais jovem. O Espírito Santo ressuscitou a igreja com a nomeação de Francisco. Ele, com sua simplicidade, vem conquistando o mundo. As pessoas vêem no novo papa uma esperança, uma renovação”, declarou.

Procissão do Fogaréu 
 
Será realizada às 20 horas desta quinta-feira (28) a Procissão do Fogaréu, que sairá da Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, para a Catedral Metropolitana  Senhora Santana.
 
Com velas acesas, simbolizando as tochas dos soldados, o cortejo segue pelas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, em direção à Igreja de Senhor dos Passos, onde faz a primeira parada. 
 
Ao som das matracas, os fieis percorrem pela Avenida Senhor dos Passos em direção à Igreja dos Remédios onde fazem a segunda parada. A procissão continua pela rua Conselheiro Franco até a Catedral Metropolitana de Santana, onde o arcebispo faz a pregação.
 
A procissão do fogaréu reconstitui a noite da prisão de Jesus, traído por Judas, que com um beijo o entregou aos soldados romanos. Antigamente apenas homens participavam da procissão, mas, há alguns anos conta com a participação de mulheres e crianças.
 
As informações e fotos são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade