Feira de Santana
Procon orienta sobre compras para o Dia de Finados
Consumidores devem ficar atentos aos preços e serviços ofertados
Acorda Cidade
As pessoas que costumam visitar os túmulos de seus entes queridos no dia 2 de novembro (Dia de Finados) devem tomar alguns cuidados na aquisição de produtos, a exemplo das flores e velas. Para que o consumidor não sofra prejuízos no bolso ao ofertar lembranças aos finados, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-FSA) elaborou algumas dicas.
Dentre as recomendações feitas, estão a pesquisa dos preços, observar os tipos de flores e floricultura, tipo de entrega e fazer as compras com antecedência. “A pesquisa ainda é o melhor instrumento para quem deseja economizar. Outro aspecto importante a se observar é que o preço das flores varia de acordo com o trabalho artesanal, podendo variar de um estabelecimento para o outro em quantidade e tamanhos”, alerta o superintendente do Procon, Jorge Marques.
Além disso, acrescenta Marques, os consumidores devem observar os tipos diferentes de flores, se são importadas ou nacionais; a forma como são vendidas, em maço, arranjos com diversas espécies, vasos com ou sem embalagem, buquês ou por unidade. Ele destaca a necessidade de avaliar com cautela a oferta de serviços, a exemplo de planos funerários.
“O consumidor que for abordado no dia 2 para contratar um plano de assistência funerária não deve fazê-lo de imediato, mas sim realizar uma pesquisa de preço com calma e cautela. Essa medida visa resguardá-lo da contratação, num momento de vulnerabilidade, de serviços sobre os quais não estejam devidamente esclarecidos”, orienta Jorge.
O superintendente do Procon faz a orientação porque as cobranças abusivas e indevidas costumam ser praticadas por alguns fornecedores que comercializam planos de assistência funeral em momentos de instabilidades e vulnerabilidades sentimentais, o que por vezes causa uma falsa impressão de que não há problemas neste sentido. As informações são da Secom.
Assuntos