Bahia

Força feminina é destaque na Copa 2 de Julho

Do total de dez mulheres que já atuam no time de arbitragem baiana, três já estão no quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol.

09/07/2019 às 16h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A expressão “lugar de mulher é onde ela quiser!” ganha força a cada dia, inclusive no mundo do futebol, até muito pouco tempo universo exclusivamente masculino. Durante partidas da 11ª edição da Copa 2 de Julho, a presença feminina no quadro de arbitragem prevaleceu em muitas disputas. Sempre compondo uma equipe em jogos clássicos, o destaque vai para Maiane Ferreira Santana, que há três anos está no time de arbitragem baiana comandada pela Federação Bahiana de Futebol.

Em sua atuação na Copa 2 de Julho, Maiane, que geralmente trabalha como árbitra assistente, apitou jogos importantes da primeira rodada, como Gapiúna x Atlético Mineiro e Juazeiro x Vitória, ambos disputados no CT Barradão. As três equipes baianas já foram desclassificadas na competição, que realiza na tarde desta quarta-feira, dia 10, a partida final no Estádio de Pituaçu.

Para Maiane, que luta para entrar no quadro nacional, o reconhecimento e valorização do seu trabalho são muito importantes. “Ser valorizada e respeitada dentro do meu estado como árbitra é muito importante. Meus colegas me veem de igual para igual. Em todas as partidas que apitei, os atletas me respeitam como árbitra e cumpro meu papel com total responsabilidade”, afirma.

Do total de dez mulheres que já atuam no time de arbitragem baiana, três já estão no quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol. Para Maiane, duas delas são motivo de inspiração para o seu trabalho: Tânia Regina, que atua como árbitra principal, e Daniela Coutinho, árbitra assistente.

Ana Cristina Andrade e Evélin Munique Trindade foram as outras mulheres que atuaram na 11ª edição da Copa 2 de Julho. Ana foi árbitra assistente em jogos do grupo H realizados no Estádio Municipal de Lauro de Freitas e Évelin atuou como bandeirinha em jogos que aconteceram pelo grupo G ño CT de paria do Forte, em Mata de São João.

Eric Jorge, que há 15 anos trabalha na área, atuando também como árbitro assistente da partida, destaca o favoritismo do espaço de carreira que está sendo aberto para as mulheres. “A arbitragem feminina vem tomando espaço e sou a favor disso. Acho que o que tem de prevalecer é a competência, não o gênero. Não deve existir diferença no trabalho, ele é o mesmo, para todos e por igual”, destaca.

A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e conta com o apoio da com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP).

O torneio busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.

  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Por causa das cheias no RS, CBF suspende o Campeonato Brasileiro por duas rodadas

Esportes

Por causa das cheias no RS, CBF suspende o Campeonato Brasileiro por duas rodadas

A entidade consultou os 20 clubes da primeira divisão e recebeu o pedido de 15 deles para que o campeonato...

15/05/2024 às 23h07

Governador sanciona lei para que ônibus intermunicipais e estaduais disponibilizem cadeirinhas e bebês conforto para crianças

Veículos que circulam pelo estado

Governador sanciona lei para que ônibus intermunicipais e estaduais disponibilizem cadeirinhas e bebês conforto para crianças

Lei foi sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues após aprovação na Alba. Agerba negocia processo de adaptação das empresas.

15/05/2024 às 22h11

Oficina de Vôlei do Gastão1

Educação e Esporte

Oficina no IETIGG prepara alunas para futuras competições de vôlei

Elas sonham em representar Instituto de Educação de Tempo Integral Gastão Guimarães nos JEB - Jogos Escolares da Bahia.

15/05/2024 às 17h59

Presidente da CBF

Brasileirão Série A

Presidente diz que CBF vai acatar clubes sobre paralisação, mas avisa: "Não é tão fácil"

Ednaldo Rodrigues descarta soluções como impedir rebaixamento de times gaúchos e diz que Ministério do Esporte, que pede a interrupção...

14/05/2024 às 16h26

Léo Condé

Brasileirão Série A

Vitória oficializa demissão do técnico Léo Condé: "Obrigado"

Até fechar a contratação de um novo treinador, o Vitória será comandado por Ricardo Amadeu, auxiliar técnico fixo do clube....

14/05/2024 às 15h59

Jogo do Bahia

Brasileirão Série A

Bahia assegura quinto jogo invicto e triunfa sobre o RB Bragantino pelo Campeonato Brasileiro

O Tricolor de Aço agora mira as atenções para a partida do próximo domingo (19), quando enfrenta o Atlético-MG, um...

12/05/2024 às 21h10

image

Rádio acorda cidade