Brasil
Telefonia Móvel pós-paga é o serviço melhor avaliado pelo consumidor de telecomunicações
A telefonia móvel pós-paga foi o único serviço a melhorar em todos os sete indicadores avaliados pelos consumidores.
13/03/2018 às 18h18, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, nesta terça-feira (13/3), em Brasília, os resultados da terceira "Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017". Foram realizadas 140 mil entrevistas de 26 de julho a 3 de dezembro de 2017 onde os consumidores deram notas de 0 (nada satisfeito) a 10 (totalmente satisfeito) às suas prestadoras de telecomunicações e serviços ofertados.
A telefonia móvel na modalidade pós-paga, com 6,99 pontos, foi o serviço melhor avaliado, seguiram a TV por Assinatura, com 6,93, a telefonia fixa, com 6,92, a telefonia móvel pré-paga, com 6,83, e a de banda larga fixa, com 6,23. Em 2017, prestadores regionais de telecomunicações receberam do consumidor notas de satisfação melhores do que operadoras nacionais.
Segundo o presidente substituto da Anatel, Aníbal Diniz, a pesquisa de qualidade percebida é uma forma da Agência se aproximar dos consumidores. Ele informou que os dados disponibilizados no Portal da Agência, permitem o acesso à avaliação da qualidade das prestadoras pelos consumidores, inclusive por estado. Para a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel, uma empresa que recebe uma baixa nota de satisfação dos usuários e registra um alto volume de reclamações na central de atendimento da Agência, deve ser fiscalizada pelo órgão regulador.
Telefonia móvel pós-paga e pré-paga
A telefonia móvel pós-paga foi o único serviço a melhorar em todos os sete indicadores avaliados pelos consumidores (canais de atendimento, atendimento telefônico, oferta e contratação, funcionamento, cobrança e recarga, reparo e instalação, e capacidade de resolução das demandas dos consumidores). O serviço subiu de 6,86 pontos em 2016 para 6,99 no ano passado. A nota mais alta foi no Amazonas (7,23). As prestadoras melhor avaliadas: Porto Seguro (8,32), a Vivo (7,26), e a Tim (7,16).
A telefonia pré-paga também apresentou uma melhora geral da qualidade subiu de 6,78 em 2016 para 6,83 no ano passado. O estado que apresentou maior satisfação foi Rondônia (7,18). As prestadoras regionais como Sercomtel (7,71), que atua no interior do Paraná, e a Algar Telecom (7,41), que atua na região do Triangulo Mineiro e parte de Goiás e São Paulo, apresentaram as maiores notas. Em terceiro ficou a Claro, (6,92).
Telefonia Fixa
A satisfação geral do consumidor com a telefonia fixa ficou estável de acordo com a pesquisa, de 6,93 pontos em 2016 para 6,92 pontos no ano passado. A nota mais alta foi do Amazonas, (7,24). Entre as prestadoras as melhores avaliadas por seus consumidores estão a Sercomtel (8,00), a Algar Telecom (7,69), e a Tim (7,58).
TV Por Assinatura
O serviço de TV por Assinatura, que ficou com a liderança na qualidade percebida pelo consumidor em 2016 com 7,00 pontos, obteve 6,93 em 2017. O estado que apresentou a maior satisfação com o serviço foi o Maranhão (7,42). As prestadoras melhor avaliadas foram a Nossa TV (8,96), a Cabo Telecom (7,68), que tem forte presença no Rio Grande do Norte, e a Claro (7,24).
Banda Larga Fixa
A banda larga fixa caiu de 6,26 pontos em 2016 para 6,23 em 2017, recebendo a pior avaliação do consumidor. Foi o único dos serviços de telecomunicações a apresentar queda significativa no ano passado. A maior satisfação com o serviço foi no Rio Grande do Norte (7,04). As prestadoras mais bem avaliadas são a Cabo Telecom (7,64), a Tim (7,54), e a Brisanet, que atua principalmente no Nordeste (7,28).
Entenda a pesquisa
A Pesquisa para Aferição da Satisfação e da Qualidade Percebida dos Usuários de Serviços de Telecomunicações é realizada desde 2015. A Anatel supervisiona a realização da pesquisa, elabora os questionários e sorteia os consumidores a serem entrevistados. Foram analisadas operadoras de telecomunicações com mais 50 mil assinantes no país ou 10 mil por estado.
Mais Notícias
Brasil
Equipe do cantor Neto LX sofre acidente em Sergipe
Segundo informações, o motorista do veículo teria cochilado e perdido o controle por alguns instantes.
29/04/2024 às 17h06
Brasil
Amigos e familiares se despendem de Anderson Leonardo no Rio
Velório ocorreu no Cemitério Jardim da Saudade de Sulacap.
28/04/2024 às 15h42
Brasil
Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022
Abril Verde chama atenção para a saúde no ambiente laboral
28/04/2024 às 15h36
Brasil
Cão Joca: Manifestantes protestam no Aeroporto de Brasília pela morte do golden retriever
Cachorro morreu após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para destino diferente de seu dono
28/04/2024 às 12h18
Brasil
Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula
A estimativa para o próximo sorteio é de R$ 6.500.000,00.
27/04/2024 às 21h44
Brasil
PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal
Prisão ocorreu na cidade de Aquiraz, no Ceará.
27/04/2024 às 21h09