Bahia

Bahia fica de fora do horário de verão

Depois de ter anunciado que estado teria horário de Verão, o governador decidiu reverter a decisão após pesquisa encomendada apontar que 76% dos baianos era contra

11/10/2012 às 08h20, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade


Após anunciar que a Bahia faria parte do horário de verão pelo segundo ano consecutivo, o governador Jaques Wagner (PT) mudou de posicionamento. Em uma entrevista à TV Itapoan na manhã desta quinta-feira (11), o governador anunciou a não adesão do horário de verão no estado da Bahia em 2012.

 
De acordo com Wagner, a decisão foi revertida após ele receber os resultados de uma pesquisa de opinião encomendada por ele, na qual a rejeição ao horário de verão no estado chegou a 76% dos entrevistados
 
"Apesar de ser favorável ao horário de verão, resolvi revogar a minha decisão", anunciou Wagner. "Eu sou governador, não sou o dono da Bahia, e não posso ficar brigando com a população inteira. O estado não vai ter prejuízo, porque todo mundo sabe que a economia de energia é pequena na Bahia"
 
Ainda conforme Wagner, a mudança no posicionamento foi tomado por volta das 23h de ontem, e anunciada para o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. "Eu não tenho nenhuma vergonha disso, pelo contrário. Como governador você ouve a opinião da população e ajusta sua decisão", concluiu Jaques Wagner.
 
O governador tinha confirmado a adesão da Bahia ao horário de verão no último domingo (7). “Essa discussão é do ano passado. Esse ano vamos continuar tendo o horário de Verão, como sempre tivemos. Talvez ano que vem a gente faça uma avaliação, mas esse ano está mantido”, disse ele na ocasião
 
A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio.
 
O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas em 2011, Wagner realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir. A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar.
 
Caso a decisão do governador Jaque Wagner fosse mantida, a Bahia seria o único estado do Nordeste que acompanharia a mudança, junto com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
 
Sindicatos baianos enviaram documento contra a decisão
Na quarta-feira (10), representantes de seis centrais sindicais  entregaram ao governador Jaques Wagner um documento no qual defendiam o pedido de que a Bahia ficasse de fora do horário de Verão.
 
Os sindicalistas argumentaram que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda está escuro, para chegar ao trabalho, tornando a jornada cansativa.
 
Após receber o pedido, o governador afirmou que iria analisar a demanda e consultar o Ministério das Minas e Energia sobre as medidas que o estado deveria tomar caso decida pela não adesão ao horário de Verão, que começará no próximo dia 21 e vai até 17 de fevereiro de 2013. As informações são do Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade