crise na saúde

Central de Regulação de Leitos será implantada até o final de julho, diz Solla

A afirmação foi feita na reunião emergecial que aconteceu na tarde de sexta-feira (15) na SESAB, que reuniu os poderes estadual e municipal visando obter melhorias para a saúde em Feira de Santana

16/07/2011 às 08h11, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Roberta Costa

Após o diálogo entre o secretário municipal de saúde de Feira de Santana, Getúlio Barbosa, e do Líder do Governo, deputado estadual Neto, no Programa Acorda Cidade na manhã de sexta-feira (15), discutindo os problemas da saúde no município de Feira e região, eles entenderam que uma reunião deveria ser convocada em caráter emergencial para discutir a situação da saúde do município.

O repórter do Acorda Cidade, Paulo José acompanhou a reunião, que aconteceu no prédio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e contou com a presença do secretário estadual da saúde Jorge Solla, do deputado Neto, de gestores do HGCA, do secretário de saúde, Getúlio Barbosa, além de Ricardo Costa, representando a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde (AHSEB), Sandra Peggy Carvalho, diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara e técnicos da SESAB.

Segundo o secretário Jorge Solla, “é importante discutir os problemas de Feira de Santana, que possui o maior hospital público do interior do estado. Tivemos resultados positivos com essa reunião. O Clériston recebe uma demanda muito grande de pacientes, saímos com planos importantes, pois o Governo tem compromisso com Feira de Santana”.

Ficou decidido que até o final do mês de julho, será implantada a Central de Regulação de Leitos da cidade. “A Prefeitura vai ver qual é o melhor lugar para encaminhar o paciente”, afirmou o secretario de saúde do município, Getúlio Barbosa. Esse sistema irá distribuir os pacientes do HGCA para outras unidades conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), “desafogando o Clériston Andrade”.

Em relação ao Hospital Dom Pedro de Alcântara, um novo contrato emergencial será firmado, nos mesmos moldes do que foi encerrado no mês de outubro de 2010. “O Dom Pedro terá o compromisso de fazer procedimentos na área de cardiologia de alta complexidade e cirurgia vascular”, disse Solla. A Casa de Saúde Santana irá receber os pacientes para procedimentos cirúrgicos ortopédicos.

Getúlio Barbosa lembrou que é importante aumentar a oferta de obstetrícia do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, para reduzir o número de partos no Clériston.  O deputado Neto pontuou que essa reunião “mostra que estamos dispostos ao entendimento, defendendo claramente o fortalecimento da Santa Casa, da Casa de Saúde Santana, como suporte para o Clériston Andrade, o que vai facilitar a vida dos pacientes”. Ele disse também que irá convocar os municípios da região para um conversa direta. “Não é só a gente que tem responsabilidade”, concluiu.

Uma nova reunião está marcada para o dia 15 de agosto para avaliar a execução das medidas e a implantação de novas melhorias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade