Exclusivo

Empresário Feirense assume serviço de cardiologia do Hospital Dom Pedro

A unidade de saúde estava desativada a mais de um mês por conta de um contrato rompido com o Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia (ICNB).

23/05/2011 às 17h28, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Ilani Silva e Ed Santos

Na tarde desta segunda-feira (23), o empresário Jodilton Souza, diretor da Faculdade Nobre, assinou o contrato que permite o gerenciamento do Serviço de Cardiologia do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

A unidade de saúde estava desativada a mais de um mês por conta de um contrato rompido com o Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia (ICNB). Com o novo gerenciamento, o atendimento volta a funcionar na próxima segunda-feira (30).

Segundo Outran Borges, provedor da Santa Casa, a proposta do empresário passou por aprovação da mesa diretiva e como Jodilton Souza tem respaldo e prestígio na cidade, a mesa achou por bem aceitar a proposta.

“O contrato é de 10 anos podendo ser rescindido se ambas as partes decidirem ou se houver quebra de clausula contratual”, disse Borges.

Em relação aos materiais que foram retirados pelo antigo gerenciador do instituto, Outran Borges explicou que a ação não deveria ter sido realizada porque há implicações no contrato, porém todos os equipamentos que foram retirados eram adquiridos com recursos do ICNB e já estão sendo substituídos pelo novo gestor.

Hospital-escola

Jodilton Souza comentou que este é um momento importante para a história de Feira de Santana, pois o serviço de cardiologia que atende não só a cidade como populações de municípios vizinhos voltará a funcionar.

Além disso, ele informou que a unidade vai gerar campus de estágio para os mais diversos cursos da Faculdade Nobre e com a chegada do curso de medicina pretende transformar o hospital, em hospital-escola.

“A unidade de cardiologia terá seu próprio centro cirúrgico, pronto-atendimento para emergência, consultórios médicos para atender as demandas de consultas, UTI de qualidade com 12 leitos, hotelaria com 27 apartamentos e brevemente teremos mais serviços para completar o quadro de cardiologia como um todo”, disse Jodilton Souza.

O empresário também relatou que na próxima quarta-feira (25) irá a São Paulo, onde será realizada uma feira internacional na área médica para adquirir equipamentos modernos para o instituto.

Convênios

A diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, que também participou da reunião de assinatura do contrato, relatou que todos os convênios  serão mantidos, como Unimed, Planserv, União Médica, Petrobrás entre outros.

Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), ela informou que no próximo dia 31 de maio, o instituto será vistoriado por uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para habilitar o serviço de cardiologia ao usuário do SUS.

“Essa equipe fará uma análise técnica e dará  o parecer,  depois o processo vai para um votação da Comissão Intergestores Bipartite, e a partir daí é encaminhada à Brasília para habilitar o serviço, mas  acreditamos que nessa visita não aparecerá nenhuma pendência”, disse Sandra Peggy.

A diretora informou também que muitos dos funcionários que trabalhavam para o antigo gestor continuarão prestando serviços ao serviço de cardiologia do HDPA.

Fotos: Ed Santos / Acorda Cidade | Veja como estão as instalações da unidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade