Radioamadores

Maior integração com sistemas de segurança e urgência/emergência

As instituições como Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Policias Civil e Militar entre outras, poderão firmar convênios com a Associação Feirense de Radioamadores e utilizar as estações fixas e móveis para prestação de serviços.

08/11/2010 às 08h57, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Radioamadores Ney Silva

 
Os sistemas de segurança pública e de urgência/emergência poderão contar em breve com o apoio de radioamadores de Feira de Santana, Bahia. São quase 300 pessoas autorizadas pela Anatel -Agencia Nacional de Telecomunicações que usam  rádios transceptores na cidade. As instituições como Samu, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Policias Civil e Militar entre outras, poderão firmar convênios com a Associação Feirense de Radioamadores e utilizar as estações  fixas e móveis para prestação de serviços. 
 
Durante a 9ª Demonstração Pública de Radioamadorismo realizada neste domingo (07), no espaço Marcos Moraes na Avenida Getúlio Vargas, o presidente da Associação de radioamadores e coronel da reserva da Policia Militar Jorge Prudente Fraga, mostrou-se bastante interessado em integrar o serviço radioamador com os sistemas de segurança pública e urgência/emergência.
 
O evento idealizado pelo radioamador Antonio Magalhães com apoio de empresas e de outros radioamadores, contou com as presenças do Coronel Gondim, comandante do CPRL- Comando de Policiamento Regional Leste e do sub-comandante major Paixão, do tenente-coronel Bélico, comandante do 35 BI, do arcebispo Dom Itamar Vian, do presidente da Labre- Liga Brasileira da Radioamadores, Mário Arcanjo e de grupos de radioamadores de Salvador, Camaçari, Conceição do Coité, Itaberaba, Rafael Jambeiro entre outros municípios.
 

Na opinião de Antonio Magalhães que tem o prefixo PY6 FT, a 9ª Demonstração Pública de Radioamadorismo superou todas as expectativas. “Muita mais participativa do que a do ano passado. Nosso evento já está consagrado na história de encontros de radioamadores da Bahia”, afirmou.

 
 

O presidente da Labre-Ba, Mário Arcanjo que veio com um grupo de amigos de Camaçari também ficou entusiasmado com as presenças de muitos radioamadores. “Este evento já supera os que ocorrem em Salvador. É muito importante para o crescimento do radioamadorismo baiano”, disse. Ele observou ainda que a entidade que dirige precisa da participação maior de radioamadores e o encontro em Feira de Santana poderá fortalecer a Labre no futuro.

 
A cidade de Conceição do Coité na região sisaleira esteve muito bem representada pelos radioamadores, Edvaldo Santiago, José Carlos Gomes, João Nobre, Naildo Lopes e Sandro Cunha. De Salvador os radioamadores Marcelo, Ari Correia entre outros também prestigiaram o evento.
 

Equipamentos

A exposição de equipamentos no evento este ano também superou a do ano passado. Seis mesas foram colocadas no local com rádios antigos e novos e até algumas relíquias. Rádios com válvulas e transistorizados de HF, VHF e Citiband -Faixa Cidadão (PX), entre outros foram expostos para apreciação de curiosos e comercialização.
 
O radioamador José Oliveira proprietário da loja Recanto do PX, a única especializada na venda de equipamentos para radioamadores em Feira de Santana  também esteve presente. Ele levou rádios ultramodernos como o HT IC-V 80 da Icom. Oliveira, como é mais é conhecido na cidade mostrava-se satisfeito com a demonstração de radioamadorismo. Ele também oferecia equipamentos de HF, usados para comunicações a curta e longa distâncias.
  
Opinião das autoridades
 

O coronel Hélio Alves Gondim parabenizou os radioamadores pela Iniciativa. “Um homem sem comunicação é um homem morto. Gostaria de parabenizá-los. Vocês prestam serviços á comunidade”, afirmou. Ele disse que a Policia Militar sempre estará á disposição dos radioamadores e desejou o fortalecimento do radioamadorismo no Brasil.

 
 

 O capitão Adriano que representou o tenente-coronel Marcelo Alves, comandante do Corpo de Bombeiros, enalteceu o uso do equipamento de rádio no trabalho da instituição. “Costumo dizer que o rádio transceptor é um equipamentos insubstituível. Com toda tecnologia que temos não podemos deixar de utilizá-lo,“ afirmou.

 
Ele citou que em grandes eventos como Micareta e Carnaval mesmo usando os celulares durante a ação dos bombeiros a comunicação feita pelo rádio é mais eficiente possibilitando a mobilização de várias patrulhas ao mesmo tempo .” Isso é impossível no uso da telefonia celular porque a comunicação é individual ”, disse.

A diretora do Samu- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, enfermeira Maisa Macedo, também cumprimentou as pessoas presentes pelo Dia Nacional do Radioamador que é 05 de Novembro. Como a data foi numa quinta-feira a comemoração ocorreu neste domingo. Ela destacou que o Samu tem feito um trabalho com mais rapidez usando rádios de comunicação.

  
 
Fotos: Ney Silva/ Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade