Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

21º 27º Feira de Santana
25 de outubro de 2014

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Top Bahia
Vitalab  novo
Centro Mdico dos Remdios
Todas as notícias Brasil

É certo avançar o sinal vermelho para permitir passagem de ambulância?

28/08/2010 13h00
Segundo o superintendente Municipal de Trânsito Wanderval Menezes, em entrevista ao repórter Ed Santos, no programa Acorda Cidade, os motoristas devem respeitar os limites de segurança e aconselha a não avançar o sinal vermelho. 'Não se pode salvar uma vida colocando a vida de outra pessoa em risco,' disse.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
É certo avançar o sinal vermelho para permitir passagem de ambulância?
Divulgação | o que fazer caso uma ambulância apareça na via em efetiva prestação de emergência?

Andréa Trindade

As ambulâncias possuem regalias excepcionais de trânsito, assim como os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, em determinadas situações. Elas gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos sonoros e iluminação vermelha intermitente. Mas o que os motoristas de demais veículos devem fazer caso uma ambulância apareça na via em efetiva prestação de emergência?


Segundo o superintendente Municipal de Trânsito Wanderval Menezes, em entrevista ao repórter Ed Santos, no programa Acorda Cidade, os motoristas devem respeitar os limites de segurança e aconselha a não avançar o sinal vermelho. ”Não se pode salvar uma vida colocando a vida de outra pessoa em risco,” disse.


Os condutores dos demais veículos devem favorecer a passagem das ambulâncias  quando os dispositivos estiverem acionados,  e deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário. De acordo com o superintendente não é aconselhável avançar o sinal vermelho, pois o respeito a sinalização é o que garante a segurança no trânsito. “Se uma ambulância vem atrás de um condutor em um local onde temos uma grande concentração de veículos se deslocando e ele está procurando espaço, a sua opção não é avançar o sinal, mas sim encostar o veículo a direita ou a esquerda para favorecer a travessia, ” explicou.


Em caso de multa

Wanderval  Menezes disse ainda que mesmo que o condutor não tenha opção de deslocamento para os lados, o avanço de sinal nunca é argumento para explicar o deslocamento mais rápido da ambulância, “até mesmo porque, esse avanço, pode gerar uma ocorrência em que aquela própria ambulância tenha que atender”.  Cabe ao condutor mensurar  se é necessário a ultrapassagem e agir com toda segurança, se não houver outra forma de permitir a passagem do veículo. Caso for multado, o superintendente informou que ele deve reunir provas ao  apresentar como defesa que foi levado a cometer a infração de forma alheia a sua vontade.


O motorista pode optar por não deixar a ambulância passar?

A obrigação do motoristas é permitir a passagem, conforme determina o  Art. 189.do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):  se o condutor “deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes” ele será autuado. A infração é do tipo  gravíssima, cuja penalidade é multa.


O motorista pode seguir uma ambulância?

Não. O condutor não pode seguir ambulância “em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes”, segundo  o Art. 190. (Infração - grave;Penalidade – multa).

E como os pedestres devem agir ao ver uma ambulância?


Mesmo prestes a atravessar uma via, as pessoas, ao ouvirem o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, quando o veículo já tiver passado pelo local, como medida de segurança.

Quando as ambulância podem usar as sirenes?

As ambulâncias podem fazer uso de sirenes e de iluminação vermelha  apenas quando estiver em efetiva prestação de serviço de urgência, como determina a lei. Segundo o Art. 222, "deixar de manter ligado, nas situações de atendimento de emergências, o sistema de iluminação vermelha intermitente dos veículos de polícia, de socorro de incêndio e salvamento, de fiscalização de trânsito e das ambulâncias, ainda que parados", o motorista comete Infração média. A penalidade é uma multa. 
 

 

Fonte: Acorda Cidade

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

Matiz criana
CONCURSOS

Veja também

Vídeos

Gafe ao vivo: William Waack lê texto de Christiane Pelajo e ouve reclamação da colega

PodCast

Homens assaltam caminhoneiro e roubam carga avaliada em 130 mil reais

mais podcast ›

Canta Passarinho

De: joelma
Para: Dilton Coutinho
Local: gabriela

"Bom dia Dilton ontem a tarde eu estava na rua com minha filha passando ali enfrente GVR na praca froes da mota quando vi uma monte de gente dentro da GVR parei para ver foi um crianca que te..."

envie seu recado mais recados ›