Projeto de regionalização do SAMU segue para avaliação do Ministério da Saúde

Com o projeto de regionalização, a cidade vai poder contar com nove ambulâncias de suporte básico e três avançado.

27/07/2010 às 12h29, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom

A equipe da Secretaria de Planejamento e a própria equipe da saúde analisam o local para definir o que será feito com a estrutura do 192

O projeto de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana foi aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde, e agora segue para admissão do Ministério da Saúde. O principal objetivo é melhorar o atendimento a população de 48 municípios da Bahia.  

O SAMU Feira possui, atualmente, seis unidades móveis. Com o projeto de regionalização, a cidade vai poder contar com nove ambulâncias de suporte básico e três avançado. “As 12 ambulâncias vai atender Feira de Santana e os municípios de São Gonçalo e Anguera. As outras cidades terão o suporte, também, de outros municípios que possuírem unidades móveis”, conta a coordenadora do SAMU, a enfermeira Maysa Macedo.

Segundo ela, foi feito um desenho da micro-regional de Feira de Santana e do município de Serrinha. “A partir desse desenho e das especificidades, foi delimitada as áreas, onde cada unidade móvel vai ficar, a depender da necessidade de cada região”, diz a coordenadora.

De acordo com ela, a estrutura da sede não tem condições de comportar as mudanças, devendo passar, futuramente, por ampliações ou mudar de estrutura. A equipe da Secretaria de Planejamento (arquitetos e engenheiros) e a própria equipe da saúde analisam o local para definir o que será feito com a estrutura do 192.

“Precisamos de espaço, pois vai haver aumento de ambulâncias, equipamentos, equipes e, principalmente, das salas de regulação, que deve ser ampla para suportar o número de profissionais novos para orientar, através do telefone, a população de toda região”, explica a coordenadora do SAMU.

Até dezembro deste ano, o Ministério da Saúde já vai ter dado a resposta sobre o projeto.

Williany Brito com informações de Ney Silva

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade