Home  .  Adicionar Favoritos  .  Indicar este Site  .  Contato
Hora Certa:
Adicionar em Favoritos
Editorias
Dilton e Feito
Concursos
Empregos
Feira de Santana
Polícia
Educação e ENEM
Mensagem do Dia
Brasil
Bahia
Política
Saúde
Economia
Mundo
Cultura
Toque Esportivo
Entretenimento
Cinema
Ciência e Tecnologia
Variedades
Artigos e Crônicas
Links
Acorda TV
Blog do terapeuta Ney Silva
Entrevistas (PodCast)
Glauco Wanderley
MINHA CASA, MINHA VIDA
Música - sucesso e saudade
Nas ruas e na polícia
Rafael Velame
 
Saúde home . voltar
12/3/2010 20:51:10
Mito ou verdade: tomar vinho no jantar melhora a digestão?

 A afirmação

 
Tomar uma taça de vinho no jantar ajuda na digestão.
 
Os fatos
 
 
 
Harmonizar o vinho certo com a refeição pode melhorar o sabor e estimular a conversa. Mas será que isso realmente ajuda a digerir a comida, como sugerido por autoridades ao longo do tempo, até mesmo pela Bíblia? (“Não beba mais água, mas use um pouco de vinho para o bem de seu estômago”).
 
Milênios depois, cientistas ainda estão trabalhando nisso. Alguns descobriram que bebidas alcoólicas aceleram o esvaziamento de alimentos do estômago e estimulam o ácido gástrico, enquanto outros sustentam que há pouco efeito. Um estudo realizado por pesquisadores alemães, publicado no jornal Gut, pode explicar a discrepância: a pesquisa descobriu um efeito a partir de bebidas fermentadas (vinho, xerez e cerveja), mas não a partir de bebidas que eram fermentadas e também destiladas, como rum, conhaque e uísque.
 
“Os elementos constituintes da bebida alcoólica que estimulam a liberação de ácido gástrico e gastrina são, em sua maioria, provavelmente produzidos durante o processo de fermentação e removidos durante a destilação”, eles concluíram.
 
Outros estudos ajudam a explicar por que o vinho tinto e a carne vermelha se harmonizam tão bem. A proteína suaviza as taninas do vinho, e o tinto ajuda a contrabalalancear substâncias potencialmente prejudiciais – gorduras oxidadas chamadas de MDA, ou malonaldeídos – liberadas quando a carne é ingerida. Um estudo de 2008 descobriu que uma porção de carne vermelha de peru elevava os níveis da substância no sangue dos indivíduos participantes. Mas, quando combinada com uma taca de cabernet sauvignon ou shiraz, o aumento do MDA era “completamente evitado”.

Conclusão
 
Uma taca de vinho pode ajudar na digestão.

© 2010 New York Times News Service

Fonte: Anahad O'Connor The New York Times
 
Leia Também:
27/7/2010 18:27:34 - Alagoas tem 18 mil casos de dengue no ano
27/7/2010 12:29:25 - Projeto de regionalização do SAMU segue para ...
21/7/2010 08:28:55 - Feira registra apenas um caso de leptospirose
20/7/2010 17:11:31 - Anestesistas voltam ao trabalho
16/7/2010 19:11:00 - Greve dos anestesistas pode causar colapso no...
ver todas »
 
 
 
 
 
 
 
Rádio Acorda Cidade - 24h no ar!
 
Últimas
Sorteio
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões na quarta
 
Feira de Santana
Mutirão para agilizar processos da Lei Seca suspende 44 procedimentos
 
Feira de Santana
Viaduto do Complexo Viário José Ronaldo deve ser liberado quinta-feira
 
Cinema
Salt entra em cartaz. Confira a prgramação do Orient Cineplace
 
Meu Espaço

Get the Flash Player to see this player.
Comércio abre no domingo para venda de presente dos pais
Get the Flash Player to see this player.
Desarticulada quadrilha que desmanchava caminhões
Get the Flash Player to see this player.
Secretário José Raimundo fala sobre a falta de merenda
Ouça mais »
Lula foi convidado para responder às perguntas feitas pelo povo. ...
 
 
 
 
  Home . O Programa . Equipe . Meu Espaço . Clube do Ouvinte . PodCast . Vídeos . Contato RSS  
Todos os Direitos Reservados © 2009 Acorda Cidade by Tacitus Tecnologia