Feira de Santana

Primeiro dia de vacinação em drive thru encerra antes do horário

Eles poderão ser vacinados em esquema de drive thru na saída E1 do Shopping Boulevard e no estacionamento da UniFTC até o dia 27 de março.

24/03/2020 às 17h47, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Foi intensa a movimentação nos pontos de vacinação em drive thru (dentro de carro) nesta terça-feira (24), em Feira de Santana. A estratégia foi montada pela Secretaria de Saúde, especialmente para vacinar os idosos, que fazem parte do grupo de risco para o Coronavírus e devem evitar aglomeração. Eles poderão ser vacinados em esquema de drive thru na saída E1 do Shopping Boulevard e no estacionamento da UniFTC até o dia 27 de março.

Apesar de muita gente procurar os postos drive thru nesta terça, quem compareceu gostou do atendimento. A idosa Valdeci da Silva Lima, 77 anos, considerou que foi uma boa iniciativa. “Esperei cerca de meia hora pra ser vacinada, não teve nenhum problema, fui bem atendida. Passei álcool nas mãos e daqui já vou direto pra casa, já que não posso sair, sinto saudade dos netos, mas estou ficando em casa”, disse.

Leia também: Idosos enfrentam filas e aglomerações nos primeiros dias de vacinação contra a gripe

O idoso Miguel Conceição de 62 anos também aprovou a iniciativa. “Achei excelente, pois o atendimento está fluindo com muita tranquilidade. O ambiente é propício e é uma boa opção. Vim logo hoje no primeiro dia para evitar a situação de última hora. Em casa estamos fazendo a quarentena total, saímos pra vacinar e vamos voltar pra casa, além das orientações de higiene. Também não estamos recebendo visita, e também não estamos indo visitar ninguém. Bate a saudade de familiares, mas estamos superando isso”.

A enfermeira Priscila Soares afirmou ao Acorda Cidade que a movimentação no primeiro dia de vacinação em drive thru foi acima do esperado. “A gente não esperava que viesse toda a demanda hoje. Vamos funcionar até a sexta às 17h. Já estávamos nos organizando há uma semana, pois a preocupação é com os idosos e já estávamos programando essa vacinação, que está sendo melhor do que nos postos, pois é mais rápido e o idoso não precisa sair do carro. Eles podem vir dentro do horário de 8h às 17h. Aqui não tem o critério da ordem alfabética”, esclareceu.

Segundo a coordenadora do setor de imunização, Simone Neves, 20 profissionais entre técnicos de enfermagem, administrativo e enfermeiros, fazem parte da equipe envolvida na vacinação no drive thru do Boulevard Shopping. Nesta quarta (25), segundo informou, esses profissionais poderão aumentar, devido a grande procura que ocorreu hoje.

Primeiro dia de vacinação não atende demanda

Com a grande procura para vacinação neste primeiro dia, muitos idosos que foram até o drive thru do Shopping Boulevard saíram sem ser vacinados. Segundo Simone Neves, as pessoas que não foram atendidas hoje, foram orientadas para voltarem outro dia. “A gente orienta com calma e tranquilidade que ainda tem maios três dias de drive, e que as pessoas continuem em casa, fiquem em casa, evitando a exposição dos idosos. Amanhã estaremos aqui, o shopping, a SMTT estão dando todo o apoio logístico para que tudo funcione bem de forma organizada”, disse.

A coordenadora explicou que existe um horário para encerrar a vacinação, pois, estrategicamente, tem definido um horário de retornar as vacinas para as geladeiras. “Elas não podem ficar expostas e a gente também não pode fazer a vacinação até porque o local foi cedido pelo shopping com muito mérito, então a gente não pode dar continuidade a vacinação noturna”, explicou.

Apesar da recomendação de não estender o horário, Simone Neves informou que as pessoas que pegaram a fila nesta tarde serão atendidas. Por volta das 15h40 ainda era grande a fila de espera. “Visualmente temos aqui 2km de carros, essas pessoas que já estão aqui, serão vacinadas e quem tiver chegando não vai ser possível atender hoje, pois temos a questão de logística, questão de apoio que precisamos encerrar e dar continuidade amanhã de 08h às 17h.

Trânsito no entorno do drive thru

Com relação a questão do trânsito no entorno, a coordenadora Simone Neves, pediu que a população tenha calma e tranquilidade para que não tenha tumulto e não comprometa as vias. “Não são somente as pessoas que estão utilizando as vias para vacinação. Tem pessoas indo para casa, se deslocando também. Então é importante calma para não expor esses idosos que estão dentro do carro, passando do horário da alimentação. As pessoas devem observar e se o ponto estiver muito cheio, elas voltam no outro dia. Essa é a orientação que a gente está dando até mesmo para o conforto de todos”, destacou.

Somente idosos são vacinados nos drive thru

A coordenadora frisou ainda que os postos de vacinação em drive thru são somente para os idosos. Ela disse que essa informação já foi divulgada e que os profissionais de saúde, que também fazem parte do público alvo durante a primeira etapa da campanha, devem procurar os postos de saúde. “Nesse momento a prioridade é dos idosos, a gente fez uma articulação com as clínicas, os hospitais e os profissionais serão vacinados nos seus próprios estabelecimentos de saúde. Aquelas pessoas e profissionais de saúde que ainda não foram vacinados, pedimos a conscientização nesse momento para estarmos dando a colaboração com a população idosa, que no momento está sendo a mais prejudicada com esse cenário de pneumonia”, informou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade