Feira de Santana

Oficina de Meio Ambiente será realizada nos dias 30 e 31 de outubro

Com o tema 'Gestão de Resíduos Domésticos', o Sesc de Feira de Santana participa com ações para conservação do Meio Ambiente.

22/10/2019 às 10h14, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada para todos.

A ONU-Habitat realiza anualmente no mês de outubro o Circuito Urbano, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (7) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31), e conta sempre com temas selecionados para compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor – uma convocatória nacional para apoiar institucionalmente eventos organizados por diversos atores.

Em 2019 está sendo realizada a 2ª edição com o tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. Neste contexto, o Sesc Bahia foi selecionado para compor o Circuito Urbano da ONU Habitat com a realização de ações para conservação do Meio Ambiente no Centro de Atividades de Feira de Santana, em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável. A proposta é promover a sensibilização socioambiental com a temática Gestão de Resíduos Domésticos, em prol da melhoria da condição socioeconômica e ambiental das cidades.

Dias 30 e 31 de outubro de 2019

14h | Palestra “Gestão de Resíduos Domésticos”, ministrada pelo biólogo Heber Moraes, com participação da bióloga Érika Teles e da pedagoga Elizângela Lucena, representantes da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável – UNAMACS.

14h40 às 17h | Oficinas

· Sabão com reutilização de óleo residual, ministrada pelo biólogo Heber Moraes – UNAMACS | Local: pátio em frente à Academia.

· Compostagem e dicas de aproveitamento para plantio, ministrada pela bióloga Érika Teles e pela pedagoga Elizângela Lucena – UNAMACS | Local: pátio da horta escolar.

· Artesanato Sustentável, ministrada pela equipe Sesc (Rede Recostura/Mesa Brasil Sesc Feira de Santana e Centro de Formação Artesanal de Salvador). | Local: pátio em frente à Academia.

· Culinária Sustentável, ministrada pela equipe Sesc (Restaurante Sesc Feira de Santana e Curso de Culinária). | Local: Cozinha Pedagógica – fundo da Quadra Coberta.

Obs.: Inscrições gratuitas (30 vagas por oficina) até 25 de outubro, das 8h às 16h, no Setor Social do Centro de Atividades de Feira de Santana – Rua Guaratatuba, 345, Tomba, ou através do Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/oficinas-de-meio-ambiente__680959. Público-alvo: portadores do Cartão Sesc e comunidade. As oficinas serão realizadas simultaneamente. Portanto, só é permitida a inscrição em uma oficina por dia de evento, cuja inscrição contempla a participação nas palestras que acontecerão nos dias 30 e 31/10, às 14h. Mais informações: (75) 3622-1550.

Circuito da Sustentabilidade 

Paralelo às oficinas e palestras, no Centro de Atividades o Sesc realiza o “Circuito da Sustentabilidade” com espaços para exposição de produtos desenvolvidos pela Instituição através dos cursos e das práticas sustentáveis adotadas em suas Unidades da Capital e do Interior. A finalidade é divulgar para a sociedade o portfólio de produtos e serviços oferecido ao público em geral. Denominado Estações, o Circuito contempla:

Artesanato Sustentável – através dos cursos realizados no Centro de Formação Artesanal, em Salvador, e nas Unidades do Interior, o Sesc ensina como reutilizar resíduos domésticos transformando-os em peças criativas e sustentáveis.

Fantasia Sustentável – através do Trabalho Social com Idosos, o Sesc promove o protagonismo da pessoa idosa com ações de convivência intergeracional, reuniões, oficinas e cursos. Dentre as ações está o projeto “Sustentabilidade Nunca Sai de Moda”, realizado em Feira de Santana, que estimula a conservação do meio ambiente a partir da confecção de fantasias elaboradas com resíduos domésticos e alinha a criatividade, psicomotricidade e integração social com a Educação Ambiental.

Móvel Sustentável – através dos cursos realizados no Centro de Formação Artesanal, em Salvador, o Sesc ensina como reutilizar resíduos domésticos transformando-os em móveis criativos e sustentáveis.

Vestuário e Assessórios Sustentáveis – através do projeto Rede Recostura, realizado com Instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil, o Sesc ensina a reutilizar peças inservíveis do vestuário, transformando-as em belos produtos comercializáveis e sustentáveis.

Culinária Sustentável – através dos Restaurantes e cursos de Culinária, o Sesc apresenta e ensina um jeito de cozinhar que valoriza a saúde, a economia doméstica e o meio ambiente com a transformação de talos, cascas e sementes em receitas criativas e saudáveis.

Brinquedo Sustentável – na Rede de Escolas e nos projetos recreativos, o Sesc ensina um jeito sustentável ao transformar objetos inservíveis de uso doméstico em brinquedos criativos.

Compostagem – na Rede de Escolas e nas Instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil, o Sesc ensina a importância da cultura da horta para a alimentação saudável, conservação ambiental e economia doméstica.

Fabrico de Sabão com óleo residual – nos Restaurantes e lanchonetes, o Sesc colabora com a conservação do meio ambiente e geração de renda ao adotar a política de doação de óleo e gordura residual para as Cooperativas de Reciclagem.

Painel “Responsabilidade Socioambiental – #Tododiaédiadesesc”

Mostra fotográfica de projetos e atividades realizadas pelo Sesc na Bahia com foco em Meio Ambiente:

Horta Escolar – O Sesc adota como estratégia pedagógica na Rede de Escolas para a promoção da alimentação saudável e educação ambiental.

Rede de Bibliotecas – O Sesc disponibiliza um acervo de publicações sobre a temática ambiental para consulta e empréstimos.

Meio Ambiente, Tire Proveito com Respeito – O Sesc difunde conteúdos de relevância socioambiental através de palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições, entre outras realizações.

Campanha Lacre do Bem – O Sesc mobiliza a participação social na arrecadação de lacres de alumínio, com ganho socioambiental na conservação do meio ambiente e doação de cadeira de rodas.

Exposição Coletiva 

Obras com conceito da sustentabilidade econômica e socioambiental, produzidas por artistas locais e outras regiões.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade