Feira de Santana

Governo vai recorrer de ação que suspende 'blitz do IPVA' em Feira, diz Ciretran

Segundo coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, decisões similares a esta já foram tomadas, porém não seguiram adiante.

19/06/2018 às 15h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O coordenador da 3ª Circunscrição de Trânsito de Feira de Santana, Silvio Dias, informou nesta terça-feira (19) que o Detran vai cumprir a liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que proíbe a apreensão de veículos com IPVA atrasado no município, assim que for oficialmente notificada.

De acordo com ele, em entrevista ao Acorda Cidade, o órgão foi informado da decisão judicial por meio das redes sociais.

Leia também: Liminar suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado em Feira de Santana

“O Detran está aguardando ser notificado. Nós vivemos num país democrático de Direito e decisão judicial se cumpre, depois se discute, e assim acontecerá. Nós cumpriremos a decisão e o Detran, por meio da sua procuradoria jurídica, deverá entrar na ação e buscar a cassação da liminar do TJ-BA”, informou o coordenador. 

Segundo Silvio Dias, decisões similares a esta já foram tomadas, porém não seguiram adiante. “No ano de 2015, a OAB propôs uma ação parecida e logo em seguida essa liminar foi cassada no âmbito do tribunal e é dessa forma que tem acontecido com todas as decisões nesse sentido”.

O coordenador da 3ª Ciretran justificou ainda que o IPVA é apenas um dos itens que compõem o licenciamento. Os outros são o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento. Segundo ele, o Código de Trânsito Brasileiro determina que os veículos sejam recolhidos por falta de licenciamento, e a resolução do Contran determina que para o veículo estar licenciado deverá estar com todas as taxas pagas.

“Então os órgãos de trânsito, que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, executam as fiscalizações e há a retenção dos veículos por meio do cumprimento da legislação de trânsito, que é uma lei federal. No momento o que nós observamos é que o Detran é reú nessa ação e dará cumprimento, mas isso não vincula a Polícia Rodoviária Federal para que ela se omita de fazer essas retenções de veículos”, destacou.

Ele disse também que, assim que houver a notificação, que pode acontecer aqui em Feira de Santana ou em Salvador, o órgão dará cumprimento, determinando que os pátios não façam mais o recolhimento dos veículos que não estão devidamente licenciados.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade