Feira de Santana

Ibametro convoca taxistas de Feira de Santana para verificação de taxímetros

O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi.

02/04/2018 às 17h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), iniciou nesta segunda-feira(2) a verificação anual de taxímetros da frota de veículos-táxi do município Feira de Santana. O serviço, coordenado pela Agência Regional do Ibametro em Feira, vai até o dia 04 de maio.

A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201/2002. O motorista que não comparecer deverá justificar a ausência junto ao Ibametro.

“A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o consumidor quanto para o taxista”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Com o serviço de verificação, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo.

Agendamento pelo site – Os taxistas devem programar a data para a realização do serviço, via portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados. O próprio site dá acesso ao boleto, que deve ser impresso para pagamento. Só depois dessa etapa, o condutor se dirige à unidade do Ibametro, no seguinte endereço: Av. Sudene s/n – Feira de Santana.

Na ocasião, o taxista deverá apresentar como documentação:

 O certificado de verificação do ano anterior (2016)

 Licenciamento do veículo atualizado

 Vistoria aprovada da prefeitura

 O selo do gás natural veicular, no caso da utilização desse tipo de combustível.

Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: A checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro.

Denúncia: Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade