Feira de Santana

SMT libera tráfego de veículos na trincheira da João Durval com a Presidente Dutra

Feira de Santana é a oitava cidade do Brasil a implantar sistema de pista reversível

19/03/2018 às 21h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O acesso de veículos na trincheira da Avenida João Durval, no cruzamento com a Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, foi liberado às 20h desta segunda-feira (19), após inauguração da obra com a presença do prefeito José Ronaldo e do superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, além de outras autoridades.


 

O túnel possui três faixas, sendo a faixa do meio reversível. Desta forma, no horário das 6h às 13h, haverá duas faixas no sentido Tomba – João Durval e uma no sentido João Durval Tomba, e das 13h às 6h, os sentidos das faixas se invertem.

O local de passagem está sinalizado e o superintendente garante que não haverá dificuldades de adaptação dos condutores ao sistema. Segundo ele, Feira de Santana é oitava cidade do Brasil a adotar a faixa reversível.

“Inicialmente as pessoas terão um certo medo, talvez, mas não há razão para isso. Ter mais uma pista aqui iria inviabilizar todo o comércio lateral, uma vez que, a João Durval é mais estreita que a Maria Quitéria [onde também foi construída uma trincheira]. Feira de Santana hoje é a oitava cidade brasileira que implanta este sistema de pista reversível com monitoramento com o grupo flecha/cruz”, disse.

A velocidade máxima permitida para circular na via é de 50 km/h. No local há câmeras de videomonitoramento, fotossensores, Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) espalhados na entrada e na saída da trincheira, sinalização horizontal e vertical e iluminação a LED.

Sobre a instalação do semáforo na Avenida Presidente Dutra, o superintendente explicou que não vai atrapalhar a fluidez do trânsito.

“O túnel tem 400 metros de cumprimento e tem velocidade de 50 km/h. Vai se gastar menos de 30 segundos para atravessar de um lado a outro. É uma velocidade segura e vai dar mobilidade de forma tranquila, unindo o norte ao sul da cidade”, afirmou.

O que falta para inaugurar o BRT?

Questionado sobre quando será a inauguração do Sistema Rápido de Ônibus, o prefeito José Ronaldo de Carvalho informou ao Acorda Cidade que falta a instalação do Centro de Controle de Operações e da conclusão de outras três estações do BRT.

“Estamos licitando a parte do Centro de Controle de Operações (CCO) – aquele equipamento que monitora todo o sistema de transporte da cidade, diz onde o ônibus está passando, se está no horário – Sem o CCO é impossível implantar o sistema. Acredito que em 60 dias a estação do bairro Pampalona estará pronta. A da Nóide Cerqueira e Ayrton Senna tiveram problemas judiciais, mas finalmente estamos concluindo o processo na justiça para construir essas estações”, disse o prefeito.

Homenagem

O túnel ganhou o nome Dr. Carlos Alberto Kruschewsky, em homenagem ao psiquiatra que por cerca de 18 anos foi diretor do Hospital Psiquiátrico Lopes Rodrigues. Ele e seus familiares estiveram presentes na inauguração.

“É um homem que tem grandes serviços prestados em Feira de Santana. Só no Hospital Psiquiátrico Lopes Rodrigues, ele foi diretor por 18 anos, fora as outras ações que ele empreendeu em sua vida na cidade. Ele tem mais de 90 anos de idade e resolvemos prestar esta homenagem colocando seu nome em algo grande e bonito”, declarou o prefeito José Ronaldo.

Nascido na cidade de Cipó, no Nordeste da Bahia, formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1953) e em Teologia pela Faculdade de São Bento (2010), Dr. Carlos Alberto Kruschewsky, é autor dos livros ‘Memórias de Saulo daqui’, ‘O véu suspenso’ e é coautor da obra ‘De Mãos Juntas – Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade’. Ele foi superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), presidente do Instituto de Assistência e Previdência dos Serviços da Bahia (IAPSEB) e participou da fundação do Hospital Emec, atuando como sócio e diretor comercial.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade