Feira de Santana

Duas empresas de SP são classificadas na licitação para iluminação pública de Feira de Santana

Ainda não há um prazo estabelecimento para o início das operações.

14/12/2017 às 16h13, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Dois consórcios de São Paulo, o Uipê Brasil e o Feira Luz, foram classificados no processo de licitação para concessão do serviço de iluminação pública de Feira de Santana, que será totalmente substituída por lâmpadas LED. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (13).

O presidente da Comissão de Licitação da prefeitura, Osmário de Oliveira, explica que a licitação é uma concessão administrativa e vencerá a empresa ou consórcio que apresentar a menor contraprestação de referência, que é um valor a ser pago pelo município à medida que a executora vai fazendo os investimentos no projeto.

Segundo ele, o consórcio Uipê Brasil é constituído pelas empresas Trana Tecnologia, Celt Engenharia e a Strata Engenharia. E o consórcio Feira Luz é formado pelas empresas Brasiluz, Uberlux, a Compacta Engenharia, FM Rodrigues, Guia Engenharia e Sativa Engenharia. Todas elas são sediadas na cidade de São Paulo.

“A concessão tem um prazo de 35 anos pra ser executada, para substituir toda a iluminação, e o montante global, que é o valor a ser repassado à executora desse processo, é de R$ 773.412.137,47, ao longo dos 35 anos, que é o prazo máximo para execução do projeto. A prefeitura vai fazer o pagamento com base na contraprestação. Nosso valor de referência foi de R$ 1.401.581,28 para os licitantes apresentarem suas propostas, como assim já apresentaram. E esse valor será pago às empresas mensalmente ao longo desse período”, informou o presidente da Comissão de Licitação.

O presidente da comissão salientou que 35 anos é o prazo da concessão, ou seja, o período da exploração do serviço pela empresa, mas a troca da iluminação convencional por LED será feita em menos tempo, porém ainda não há um prazo estabelecido para o início das operações. “Estamos na fase final da licitação, que é a classificação. Publicamos o resultado e por lei a gente precisa aguardar cinco dias, que é o prazo de recurso. A partir daí, a gente passa efetivamente a homologar o processo e dessa iluminação a secretaria entra com a emissão da ordem de serviço”, disse.

Osmário de Oliveira destacou ainda que o projeto prevê que toda a iluminação pública seja requalificada pela tecnologia de lâmpadas de LED, que é mais moderna e irá trazer uma melhoria na iluminação pública do município, além de gerar economia do serviço de iluminação pública.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade