Operação Última Estação

Presa por lavagem de dinheiro, mulher de chefe de quadrilha vai para o presídio de Feira

A acusada tinha uma vida de alto padrão em Maceió (AL) e usava documentos falsos.

12/12/2017 às 13h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

A mulher do chefe de uma facção criminosa investigada pela Polícia Federal foi presa na manhã desta terça-feira (12), em Alagoinhas, e encaminhada para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

A prisão ocorreu durante a segunda fase da Operação Última Estação, que visa coibir os crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros, decorrentes da atuação de integrantes de uma facção criminosa criada em 2014, no presídio da Mata Escura, em Salvador.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Fábio Marques informou que não houve prisões em Feira de Santana e que a mulher do traficante, antes ser levada para o Conjunto Penal da cidade, foi ouvida no posto da Polícia Federal, localizado na Avenida Maria Quitéria.

Segundo ele, a mulher, que não teve o nome divulgado, tinha uma vida de alto padrão em Maceió (AL) e usava documentos falsos.

Segundo o delegado, a polícia tem o objetivo de barrar o crescimento da facção, que além de ser bastante atuante e violenta, tem se expandido com muita velocidade por várias cidades da Bahia e está se ramificando em estados vizinhos.

“Ela teria participação direta no crime de lavagem de dinheiro. Ela tinha uma vida paralela em Maceió, usava diversos documentos falsos, e tinha um patrimônio de alto padrão em Maceió, até que o marido foi preso no decorrer da investigações e foi levado para o presídio de Segurança Máxima de Serrinha”, informou o delegado.

Ainda segundo o delegado, dos 11 mandados de prisão preventiva, oito foram cumpridos até o fechamento desta matéria.

“Identificamos diversos traficantes atuando na facção e deflagramos essa segunda fase para combater, além do crime de lavagem de dinheiro, que seria o núcleo empresarial, o núcleo operacional, que atua nos bairros”, disse.

Foto: Polícia Federal

O nome da mulher do líder da quadrilha não foi divulgado. Mais de R$ 25 mil, documentos e celulares foram apreendidos no decorrer da operação realizada hoje.

A operação

Durante a operação conjunta entre as polícias Federal, Civil e Militar, foram cumpridos, além dos 11 mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Porto Seguro, Alagoinhas, Dias D’Ávila, Camaçari e Serrinha, na Bahia; além de Aracaju, em Sergipe; Maceió, em Alagoas; e Goiânia, em Goiás. Também foram cumpridas 22 medidas de bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados.

Na primeira fase da operação, em setembro deste ano, foram cumpridas buscas, apreendidos bens e bloqueados mais de 40 mil reais auferidos ilicitamente pelo traficante Marcelo Batista dos Santos, o Marreno, morto mais de um mês antes, em Salvador, em confronto com policiais militares.

Com a continuidade das investigações, foi identificado que outros integrantes da organização criminosa agiam da mesma forma, ou seja, lavavam o dinheiro oriundo do tráfico de drogas fazendo-o circular em contas bancárias de terceiros ou abertas com identidades falsas e adquiriam imóveis e outros bens em nome de interpostas pessoas.

Ações realizadas no transcorrer das investigações já resultaram na prisão de seis integrantes da quadrilha, sendo apreendidos cerca de 40 kg de maconha, cinco fuzis, uma pistola de calibre restrito, recuperados três veículos roubados e apreendidos outros três veículos dos criminosos.

Cerca de 150 policiais das Polícias Federal, Civil e Militar participam da operação.

Com informações do repórter do Acorda Cidade, Ed Santos, e da assessoria da Polícia Federal.

 Leia também:
Operação de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpre 11 mandados de prisão

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade