Educação

Universidade Aberta do Meio Ambiente projeta novos cursos para 2018

Do final de agosto até o final de novembro a instituição realizou oito cursos e duas oficinas, que somados, tiveram as participações de mais de 250 pessoas.

12/12/2017 às 11h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os bons resultados atingidos pela Unamacs (Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cidadania Sustentável) no seu primeiro semestre de atividades, tanto em qualidade como em quantidade, estão sendo comemorados na Secretaria de Meio Ambiente. Do final de agosto até o final de novembro a instituição realizou oito cursos e duas oficinas, que somados, tiveram as participações de mais de 250 pessoas – média de 25 por turma.

A Semmam já organiza a grade para o próximo semestre. Algumas sugestões foram apresentadas e estão sendo avaliadas, conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro. “Precisamos estudar as viabilidades das propostas para que atenda o maior número de interessados em participar dos cursos e oficinas”.

O sucesso da Unamacs, conforme o secretário, se deve muito ao empenho das professoras Elizângela Lucena e Érica Teles, intituladas por ele como "reitoras da Unamacs". "O empenho delas e a dedicação foram fundamentais para que os objetivos fossem atingidos".

A Unamacs é aberta a pessoas de todas as idades, independente do nível de escolaridade. Para a professora Érica Teles (foto), o interesse e compromisso dos alunos superou todas as expectativas. "A transformação e mudança de atitudes foram evidentes", salientou.

Os cursos e oficinas são totalmente gratuitos para os alunos. O professores, por sua vez, nada cobram para ministrar as aulas. Mas para os mestres, a maior recompensa é proporcionar a reflexão ambiental. “É uma oportunidade ímpar na vida dessas pessoas. E poder fazer parte disso é muito gratificante”, ressalta Elizângela Lucena.

A Unamacs

Os cursos foram realizados no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, com cargas horárias variadas. O maior deles foi o de “Capacitação em Resíduos Sólidos: Destino e Reuso”, que teve 80 horas.

A Unamacs é a primeira Universidade Aberta do Meio Ambiente da Bahia e do Norte e Nordeste neste formato, para capacitação de cursos e de educação informal, a terceira do Brasil, acompanhada da UMAPAZ (em São Paulo) e a Unilivre (em Curitiba) e a sétima no mundo.

A educação informal surge na Inglaterra em 1969 e chega no Brasil com a concepção da Universidade Aberta à Terceira Idade, onde os mais velhos vão a um local em que desenvolvem atividades mentais de jogos, cursos de corte e costura, dança e salão com mentores que, não necessariamente, tenham cursos superiores. O Meio Ambiente se apropria dessa ideia e oferece cursos como o de compostagem, jardinagem, minhocário e capacitações acerca do tema “meio ambiente” e que, diferentemente das Universidades tradicionais, não exigem anos de graduação.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade