Feira de Santana

Primeiros socorros em trilha ecológica: curso mostra alternativas

O enfermeiro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Robson Batista, que também é trilheiro, foi um dos palestrantes.

26/11/2017 às 11h47, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Há dois meses e meio, o atleta Ênio Paulo Oliveira sofreu um acidente fraturando a lombar enquanto praticava parapente – esporte ao ar livre – no distrito de São José. Os primeiros socorros prestados pelos amigos, ainda no local, foram fundamentais até a chegada do resgate.

“Eu precisei fazer um pouso forçado em meio à natureza e com isso, sofri um acidente. Por ser um local de difícil acesso, os primeiros atendimentos foram importantes e evitaram que eu tivesse maiores complicações”, afirmou ele, que é um dos fundadores da Associação Caatinga Trekkers.

Ainda se recuperando da cirurgia, na manhã de sexta-feira (24) Ênio Paulo participou do curso “Primeiros Socorros em Trilha Ecológica”, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs), localizada no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no conjunto Feira VI.

O enfermeiro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Robson Batista, que também é trilheiro, foi um dos palestrantes. De acordo com ele, os atletas de corrida e aventura – modalidades praticadas em meio à natureza – enfrentam alguns obstáculos, como cercas, montanhas, rios e a própria vegetação, o que os deixam expostos a alguns acidentes, a exemplo de fraturas, queimaduras, cortes e desmaios.

“Em caso de acidente, é importante que parte grupo preste o atendimento pré-hospitalar adequado à vítima, enquanto os outros acionam o serviço móvel de saúde. Os primeiros socorros podem evitar sequelas graves e até mesmo o óbito”, disse o palestrante.

Ele demonstrou na aula teórica alguns recursos que podem ser adaptados (e improvisados) no momento do socorro para substituir materiais convencionais, como talas, prancha e o colar cervical. “Na ausência desses equipamentos é possível usar um pedaço de pano ou um cinto para conter o sangramento, o papelão para imobilizar um membro, entre outros”, citou.

A bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Érika Teles, falou da iniciativa da Unamacs em promover o curso “Primeiros Socorros em Trilha Ecológica”. “Tem crescido em nosso município o número de adeptos a essa modalidade esportiva. Por isso, ofertamos gratuitamente esse curso para que os atletas estejam cada vez mais preparados para enfrentar as diversas situações que possam ocorrer em locais que, geralmente, são de difícil acesso”, justificou.

O primeiro dia do curso contou, ainda, com a palestra do enfermeiro e professor, Sebastião Oliveira. As atividades prosseguiram no sábado (25) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), das 8h às 12h, com a palestra da professora doutora Ilka Biondi sobre os animais peçonhentos, como identificá-los e socorrer a pessoa acidentada até o serviço de saúde.

Fonte: Secom Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade