Feira de Santana

Representantes de empresas de ônibus não vão à Câmara e audiência pública é adiada

As empresas argumentaram que houve um erro na data do ofício encaminhado pelo vereador Roberto Tourinho.

24/11/2017 às 13h23, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Os representantes das empresas de ônibus Rosa e São João não compareceram à audiência pública sobre o transporte público, realizada na manhã desta sexta-feira (24). Com o não comparecimento dos diretores, a reunião teve que ser remarcada para outra data ainda a ser definida.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na opinião do presidente da Câmara Municipal, José Carneiro, o não comparecimento dos empresários foi um ato de deselegância. As empresas argumentaram que houve um erro na data do ofício encaminhado pelo vereador Roberto Tourinho, mas, segundo ele, o argumento é uma manobra para se esquivar dos esclarecimentos.

“Eu entendo que os empresários das empresas Rosa e São João foram deselegantes. Nós apenas fizemos um convite aos empresários para discutir exclusivamente o pedido da empresa São João ao poder judiciário de recuperação judicial. Não tínhamos questões outras para discutir, mesmo porque o regimento da Câmara é claro. Só será discutido em audiência pública o que está escrito no requerimento. De certa forma a gente entendeu como uma manobra a resposta dada pelos empresários, argumentando que houve um erro na data do ofício encaminhado pelo vereador Roberto Tourinho. Acho que foi uma manobra mesmo e não vieram porque não quiseram dar esclarecimentos sobre essa situação. O que a gente sabe é que se a empresa estivesse bem, não estaria pedindo recuperação judicial. A preocupação não é de um vereador, é da população de Feira de Santana. Nós queremos um transporte coletivo decente”, afirmou.

O secretário municipal de transportes e trânsito, Saulo Figueiredo, foi preparado para a audiência,com uma equipe técnica, e declarou que a secretaria está de portas abertas para o diálogo e esperando que uma nova audiência pública aconteça.

“Nós viremos com a mesma cortesia e com a mesma disponibilidade para prestar qualquer tipo de esclarecimento haja vista que em pleno 2017, na era das redes sociais, hoje nós vivemos tempos de transparência. Nós viemos com esse objetivo e não se consumou a audiência pública. Mas estamos à disposição”, acrescentou.

Danilo Ferreira, diretor de mobilidade do governo do estado, relatou que está preocupado com o sistema de transporte de Feira de Santana. De acordo com ele, a preocupação é com o todo e qualquer empresa do sistema de transporte público do mundo que se instalar em Feira de Santana vai falir.

“Esse sistema está mal pensado, mal projetado, não atende aos desejos de viagens das pessoas. Tem um tempo de viagem muito longo assim como o tempo de espera. Portanto precisamos requalificar o sistema. Repensar o sistema, precisamos colocar uma nova empresa”, pontuou.

O vereador Roberto Tourinho, que convocou a audiência pública, não aceitou a justificativa das empresas. De acordo com ele, a desculpa em não comparecer à audiência foi a mais esfarrapada possível. A empresa desperdiçou a oportunidade de fazer esclarecimentos.

“Prevaleceu o uso desse artifício para se esquivar de comparecer à Câmara. O que nos causa estranheza é que a empresa diz que está em dificuldades financeiras e requer na Justiça a recuperação judicial. Teve a oportunidade de vir à Câmara esclarecer e não compareceu”, ressaltou.

Ainda segundo Roberto Tourinho, uma nova audiência deverá ser realizada, mas este ano não há mais calendário na Câmara Municipal de Vereadores.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade