Saúde

Guia ajuda pais a alimentar filhos menores de dois anos

O novo Guia Alimentar deve ficar pronto em 2018, mas antes disso, o Ministério da Saúde conta com a colaboração da sociedade.

23/11/2017 às 16h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Guia Alimentar para crianças menores de dois anos existe desde 2002, mas vai passar por uma reformulação. Isso porque os nossos hábitos alimentares mudam constantemente. Assim, para garantir uma alimentação saudável para as crianças, as orientações também são outras, como detalha a analista de políticas sociais da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini.

“Realmente o perfil nutricional das crianças mudou muito nestes últimos anos. O cenário ainda era muito marcado pela questão do baixo peso, das carências nutricionais e do consumo alimentar insuficiente. Hoje, a grande preocupação é o excesso de peso e o consumo precoce de alimentos ultraprocessados e a baixa prevalência de amamentação”.

O novo Guia Alimentar deve ficar pronto em 2018, mas antes disso, o Ministério da Saúde conta com a colaboração da sociedade. Qualquer pessoa pode enviar receitas saudáveis destinadas às crianças menores de dois anos. Estas receitas vão ser selecionadas e testadas e algumas farão parte do Guia. Gisele Bortolini explica que as receitas precisam valorizar produtos naturais, como frutas e legumes.

“A ideia é que essas receitas, de fato, sejam receitas que hoje as famílias reconheçam como algo que as crianças aceitam, que façam a maior festa, que as crianças adoram. Mas que também se preocupem com a alimentação saudável”.

As receitas vão ajudar os pais e responsáveis a tornar as recomendações do guia uma realidade. Você pode enviar uma sugestão de receita por email, junto com seu nome completo, telefone e endereço, até o dia cinco de dezembro. O endereço do email é [email protected]. Repetindo [email protected].

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade