Saúde

Profissionais de saúde se atualizam sobre aplicação e armazenamento de insulina

A ação faz parte das atividades da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate a Diabetes, 14 de novembro.

22/11/2017 às 11h11, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Profissionais que atuam nas unidades de saúde do município de Feira de Santana passaram por uma Atualização em Diabetes na manhã desta terça-feira (21), no auditório João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Municipal de Saúde. O evento realizado pelo Centro de Atendimento ao Hipertenso e Diabético (CADH), trouxe um alerta sobre a aplicação e armazenamento de insulina e a dispensação de medicamentos.

“Não se deve colocar a insulina no gelo e nem no isopor. Se gela e descongela a insulina perde o seu efeito. O ideal é armazená-la na geladeira na terceira gaveta, longe do congelamento”, alerta a coordenadora do CADH, Andreia Santos.

Segundo Andreia, é importante os enfermeiros orientarem os pacientes sobre a conservação adequada da insulina. “Para os pacientes que não possuem geladeira, a insulina após aberta pode ser usada até 30 dias, se mantida em local fresco, o ideal é a temperatura ambiente de 25º", alerta.

O diabetes é ocasionado pela elevação do nível de açúcar do sangue. O tipo 1 da doença é autoimune e geralmente ocorre em crianças e adolescentes. Segundo um dos palestrantes, o farmacêutico Marcelo Soares, o tipo 1 da doença é diagnosticado em até 10% dos casos. Diferente do tipo 2, doença crônica mais frequente em adultos, diagnosticado em cerca de 90% dos pacientes.

“O tipo 2 é ocasionado quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz”, afirma Marcelo Soares. Ainda segundo o farmacêutico, o tipo 2 da doença pode ser controlado com dieta e prática de atividade físicas.

A atualização em diabetes prossegue nesta quarta-feira (22), na SMS. A ação faz parte das atividades da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate a Diabetes, 14 de novembro.

Fonte: Secom Feira
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade