Feira de Santana

Mutirão realiza mais de mil procedimentos gratuitos para pacientes diabéticos

No mutirão, os pacientes fizeram o exame de fundo de olho e tiveram outros serviços agendados.

18/11/2017 às 14h17, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Foi realizado na manhã deste sábado (18) um mutirão de atendimento gratuito a pacientes com suspeita de diabetes e diabéticos, que têm dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde. O serviço foi oferecido pela clínica Clihon.

No mutirão, pacientes como a aposentada Antônia Floriana de Oliveira, de 81 anos, fizeram o exame de fundo de olho e tiveram outros serviços agendados. Ela, que descobriu a doença há muitos anos, disse que sente fortes dores pelo corpo, e foi até a clínica na esperança de voltar a enxergar normalmente.

O médico da Clihon, o oftalmologista Hermelino de Oliveira, afirmou que foram feitos mais de mil procedimentos nos pacientes nesse mutirão. De acordo com ele, após terem realizado o exame de fundo de olho e recebido o resultado, os pacientes foram encaminhados para o tratamento adequado.

“O paciente diabético, havendo a necessidade de tratamento com raio laser, já começou a fazer a primeira sessão. Não havendo nenhuma outra alteração, o paciente foi encaminhado ao atendimento ambulatorial através do SUS, juntamente com o relatório médico”, informou o médico.

Segundo o oftalmologista, o primeiro objetivo do mutirão é fazer com que os pacientes tenham conhecimento do seu problema e façam exames periodicamente. “O exame de fundo de olho é apenas uma das formas de avaliação desse diabético, mas ele deve ser avaliado como um todo através do endocrinologista. A retinopatia diabética é a causa de cegueira mais frequente em pessoas de 20 a 40 anos, por isso o exame se torna tão necessário”, afirmou o especialista, acrescentando que a cada ano os resultados do mutirão são cada vez mais positivos.

“Esse mutirão faz parte do Novembro Azul, e o dia 14 foi o dia mundial de atenção ao paciente diabético. Nós fazemos esse mutirão para dar oportunidade aos pacientes, que fazem parte do dia a dia do oftalmologista, com o exame de fundo de olho, cirurgias de catarata, retina, tratamento com raio laser e as injeções que são aplicadas no fundo do olho para controlar a doença”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade