Educação

UFRB Feira ganhará mais cinco cursos de graduação

Em breve o campus de Feira de Santana terá também cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado).

17/11/2017 às 08h32, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), como é denominado o campus de Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), deverá implantar, a partir de 2018, cinco novos cursos de graduação: Tecnologia em Alimentos, Engenharia de Energias, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, sendo este último o primeiro curso dessa natureza que será criado no Brasil.

O processo seletivo é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para ingresso dos estudantes em instituições de ensino superior de todo o país.

A diretora do Cetens, Susana Pimentel, informou também que o campus de Feira de Santana está trabalhando para implantar também cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado).

Ela afirmou que a instituição tem como missão formar profissionais na área da Educação do Campo, Engenharias, Tecnologias e Ciências Sociais Aplicadas. “Os cursos a serem implantados são inovadores, têm uma marca extremamente relacionada à área de atuação do Cetens. Nós temos o compromisso de formar profissionais que estejam preocupados com a questão da sustentabilidade, com as questões ambientais e educacionais relativas ao campo. Então, são cursos que dão conta do princípio que marca o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade”.

De acordo com ela, os cursos supracitados já foram cadastrados no sistema do Ministério da Educação (MEC). “Estamos agora no processo de aguardar autorização para o efetivo funcionamento desses cursos; vislumbramos que, em 2018, eles começarão a funcionar”, anseia.

Susana Pimentel informou que o campus da UFRB de Feira de Santana, que tem apenas quatro anos de criação, atualmente, conta com três cursos de graduação: Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências da Natureza, Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo e Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade.

No que diz respeito a pós-graduação, a diretora do Cetens disse que este ano começou a funcionar o curso de Lato Sensu Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade.

Com informações do jornalista Sérgio Augusto

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade