Feira de Santana

Médico dá orientações importantes sobre o câncer de próstata

A população masculina está envelhecendo e são 58 casos de câncer prostático para cada grupo de cem mil habitantes.

16/11/2017 às 10h44, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Os serviços de saúde promovem em todo o Brasil o novembro azul, com ações voltadas para os homens, principalmente o rastreamento e identificação do câncer de próstata. Doença que pode ser curada quando descoberta de forma precoce, o câncer de próstata tem fatores de riscos, entre eles, o envelhecimento precoce, maior incidência em homens negros, questões hormonais e também hábitos de vida. Segundo o médico João Batista Cerqueira, chamar atenção para os fatores de risco, diagnóstico e prevenção do câncer de próstata são aspectos muito importantes, principalmente porque a população masculina está envelhecendo e são 58 casos de câncer prostático para cada grupo de cem mil habitantes. Para ele, este número é considerado muito expressivo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“São quatro os principais fatores de risco para a ocorrência do câncer prostático. O primeiro é o envelhecimento. Quanto mais se vive, mais a oportunidade de ter câncer. O segundo é a etnia. Os homens de origem melanodérmica, ou negros, têm câncer de próstata mais que os caucasianos ou brancos. Em terceiro lugar, destacam-se os hábitos de vida, com o uso de substâncias que provocam irritações no trato urinário, além da obesidade e do sedentarismo. Alguns hábitos alimentares, como o uso das carnes, das gorduras, são fatores. Por último temos as questões hormonais que provocam no homem um fator que predispõe o câncer prostático corelacionacionado com a parte do relacionamento familiar”, salientou.

Prevenção

João Batista Cerqueira listou ainda que existem dois tipos de prevenção para o câncer prostático. São elas: primária e secundária. A primária refere-se aos hábitos de vida mais saudáveis, uma alimentação com pouca gordura, com pouca carne vermelha e a ingestão de alimentos ricos em betacarotenos. A prevenção secundária consiste em quando o paciente descobre o câncer em estágio inicial parte logo para o tratamento.

Segundo o médio o câncer de próstata é raro em homens com idade inferior a 35 anos e o recomendado é que os pacientes comecem a fazer os exames aos 40 anos.

“Especialmente se forem de etnia negra, tem o risco maior, Se não tiverem história familiar, pode-se começar a fazer a avaliação a partir dos 45 anos”, acrescentou.


Sintomas

O câncer de próstata inicialmente pode não ter manifestação nenhuma, mas como em seguida existe um crescimento da próstata, pode provocar alterações do esvaziamento vesical, culminando inclusive com retenção urinária. Em um estágio mais avançado pode ter alteração no esvaziamento vesical e também dor ósseas que é o estágio mais avançado

“Temos três oportunidades de fazer o diagnóstico. Primeiro começa com exame físico, é fundamental que o paciente buque fazer sua avaliação com o profissional e nessa avaliação faça todo o exame físico, veja a pressão, batimentos cardíacos, abdômen e também o exame endourologico, o exame de toque prostático. A partir daí o médico vai escolher exames laboratoriais de análises clinicas e também o PSA prostático.É fundamental aliar o exame físico, o exame médico com exames laboratoriais e em terceiro lugar, o exame definitivo que é feita uma biópsia de próstata que vai comprovar de fato a presença do câncer prostático”, salientou João Batista.

 

Cura

O câncer prostático pode ter 98% de cura de tiver o diagnóstico precoce. Pode ser curável através de cirurgia, ou através de radioterapia. João Batista Cerqueira, pontuou que se o estágio não for curável pode ser controlado. Nesse caso, entra a terceira forma de tratar que é o tratamento oncológico, realizado através da quimioterapia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade