Semana de Engenharia

Estudantes de Engenharia Civil da Unef constroem casa ecológica

A casa possui instalação elétrica, é abastecida à energia solar e tem um completo sistema de abastecimento de água.

10/11/2017 às 21h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes do 5º e 6º semestre curso de Engenharia Civil da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) construíram uma casa ecológica.

De acordo com o professor João Gualberto, coordenador do curso, mais de 30 estudantes participaram de forma direta e indireta do projeto, que foi iniciado há um semestre, na disciplina Instalações Elétricas e Telefônicas, ministrada pelo professor Sérgio de Jesus.

O projeto iniciou de maneira tímida para atender apenas os objetivos da uma disciplina, mas no decorre do processo, os alunos se envolveram de tal forma que o resultado final foi uma casa completa, com tudo o que é necessário para uma confortável moradia. A casa foi construída de dentro dos padrões exigidos pela Engenharia Civil e com materiais reaproveitados.

A casa possui instalação elétrica, é abastecida à energia solar e tem um completo sistema de abastecimento de água.

O trabalho foi apresentado durante a Semana de Engenharia da Unef, a Unigen – união de engenharias – 2017, evento realizado na instituição entre os dias 06, 07 e 08, deste mês. Em alusão ao evento o projeto foi denominado ‘Casa da Unigen’.

Ela ficará exposta para visitação pública, especialmente para estudantes de áreas correlatas devido ao sucesso do projeto. Dinael Rios foi um dos alunos que participou da experiência. “A nossa instituição promove muitas visitas técnicas, muitos trabalhos acadêmicos, mas participar junto com a turma de um projeto como este foi muito gratificante. Está sendo especial”, declarou.

A Casa agora está sob os cuidados do professor João Gualberto na disciplina Tecnologia e Processos da Construção Civil. “Deixamos eles bem à vontade, pontuamos as ideias, mas deixamos as operações muito livres, para testar o poder de decisão, o poder de elaboração de projetos, o poder de se reunirem quanto grupo em torno do objetivo comum, porque tudo isso faz parte da formação deles”, explicou Gualberto.


O evento

O primeiro Unigen reuniu mais de 900 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Produção e Sanitária e Ambiental da Unef, da Faculdade Nobre (FAN) e de outras Instituições de Ensino Superior. 

Com a temática “Engenharia e Inovação: perspectivas para o hoje”, o evento promoveu palestras, minicursos, mesas-redondas com importantes profissionais e apresentação de trabalhos acadêmicos produzidos por alunos.


De acordo com os organizadores, a temática do evento partiu da necessidade de abordar o constante desenvolvimento tecnológico, associando a importância da engenharia a este contexto e, simultaneamente, como a sociedade é beneficiada neste cenário de constante inovação.


O título do evento foi inspirado na busca de maior integração acadêmica. Unigen – união de gente, união de gênios, união de gerações, união de engenharias. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade