Saúde

Sódio: o sal que comemos todos os dias sem perceber

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, é importante evitar alguns temperos como o sal.

08/11/2017 às 09h07, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A obesidade e o sobrepeso têm aumentando por toda a América Latina e Caribe, sendo que mais de 360 milhões de pessoas estão com sobrepeso, o que corresponde a aproximadamente 58% dessa população. Esse é o resultado de um relatório feito este ano pela Organização Pan-Americana da Saúde. No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que o consumo médio de sódio, que gira em torno de 12 gramas por dia. Esse valor é considerado muito alto pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda apenas 5 gramas diárias. Esse consumo em excesso está ligado diretamente ao aumento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade que, somadas as doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer respondem por 72% das mortes no país.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, é importante evitar alguns temperos como o sal. “Alimentos que têm muito sal, açúcar e gordura, e muitos conservantes, fazem mal. Tem vários estudos que mostram que além de causar excesso de peso e obesidade, eles fazem mal ao funcionamento do organismo. Sobrecarregam a função renal, sobrecarregam o coração, aumentam a pressão arterial me causam diabetes”.

É preciso ainda mudar a maneira de se alimentar, por isso a chef de cozinha e apresentadora, Rita Lobo, dá algumas dicas.

“O segredo é cortar da lista de compras os ultraprocessados, que são aqueles produtos cheios de aditivos químicos e o jeito de saber é lendo os ingredientes do rótulo. Quando você começa a ler os ingredientes do rótulo e você vê que tem nomes estranhos que você não teria na cozinha da sua casa, isso é ultraprocessado, tira do carrinho”.

No site do Ministério da Saúde é possível baixar o Guia Alimentar Para a População Brasileira, um documento que contém dicas e explicações de como se alimentar melhor, de maneira simples e econômica.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade