Moda

Mitos x Verdades: saiba o que realmente é importante na hora de cuidar dos fios

Dermatologistas ajudam a esclarecer as principais dúvidas relacionadas a saúde dos cabelos.

07/11/2017 às 16h31, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cuidar do cabelo não é uma tarefa fácil, manter a saúde dos fios requer dedicação. Mas essa tarefa às vezes se torna confusa por existirem diversos mitos entorno destes cuidados. Quantas vezes lavar o cabelo por semana, a temperatura da água e o produto ideal são algumas dúvidas simples, mas que fazem a diferença se aplicados a rotina de beleza dos fios. Para isso, as dermatologistas da Vanità, Camila Dornellas e Vanessa França, esclarecem alguns mitos e verdades acerca desses assuntos.

Aparar as pontas dos cabelos faz com que os fios cresçam mais rápido?

Mito . Os cabelos crescem com uma velocidade média de 1,0cm – 1,2 cm ao mês, podendo ser influenciada por fatores nutricionais, doenças crônicas, tabagismo , etc. O fato de cortar as pontas não aumenta a velocidade de crescimento.

A saúde do couro cabeludo influencia nos fios?

Verdade. Algumas doenças potencialmente graves (tais como lúpus ou psoríase) ou simplesmente o aumento da oleosidade local, podem levar a uma inflamação local que atrapalha no crescimento e saúde dos fios.

Faz mal dormir com o cabelo molhado.

Verdade. Qualquer situação que proporcione períodos prolongados de umidade em couro cabeludo pode predispor à proliferação de fungos neste local. A infecção fúngica causa entre outros problemas, irritação, descamação e coceira no local.

Lavar o cabelo em excesso provoca queda?

Mito. Os cabelos têm um ciclo de três fases. Em uma destas fases o fio cai para que surja um novo no local. Quando lavamos os cabelos, os fios que se encontram nesta fase de renovação desprendem-se , completando-se o ciclo. Tal queda é considerada normal quando compreende um total de 60 a 100 fios por dia, em média. Valores maiores são considerados anormais. Neste caso deve-se procurar um dermatologista para adequada investigação e posterior tratamento.

Dica Extra – “O uso do condicionador ao final da lavagem é imprescindível para selar as cutículas dos fios e na hora da finalização optar por cremes com textura mais leve e a base de ingredientes naturais que não pesam nos fios”, explica Lidiane Cotta gerente da Miranda Distribuidora e representante da Vitiss Cosméticos em Pernambuco. Um leave in além de ter uma textura leve e hidratar e nutrir os fios também é termoativado que protege do calor do secador e dos raios solares. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade