Saúde

Saúde do idoso: Ministério da Saúde lança estratégia para melhorar qualidade de vida

O atendimento primário ao idoso deve ser feito por meio da Atenção Básica e, só depois de constatado necessidade, é que o paciente será encaminhado para unidades especializadas.

07/11/2017 às 11h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ampliar a qualidade de vida da pessoa idosa é uma das metas do Ministério da Saúde para os próximos anos. Em vista do crescimento dessa população que, até 2030, vai ser maior do que a de crianças e jovens até 14 anos, o Ministério da Saúde lançou a Estratégia Nacional para Envelhecimento Saudável. É uma série de orientações para gestores e profissionais de saúde, com medidas que priorizam a avaliação funcional, psicossocial e os dados clínicos de pessoas a partir dos 60 anos. Tudo isso para reduzir a perda da autonomia, aumentar o desempenho cognitivo e estimular uma melhor qualidade de vida dessa população, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“A funcionalidade do projeto é olhar o idoso como um todo, não apenas se ele estiver doente, mas para que ele não fique doente. Então é fazer uma articulação entre todas as áreas que atendem os idosos nas prefeituras, no Estado, na União, e que todos trabalhem juntos para que eles mantenham sua capacidade de independência, sua capacidade de mobilidade, de raciocínio. Além de cuidar para que ele envelheça com qualidade. Então nós estamos tratando de envelhecimento saudável e isso implica em olhar o idoso em todas as suas necessidades”.

O atendimento primário ao idoso deve ser feito por meio da Atenção Básica e, só depois de constatado necessidade, é que o paciente será encaminhado para unidades especializadas. Outra novidade é a utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, um documento que facilita a avaliação com dados específicos sobre o paciente, como remédios prescritos, doenças, condições de saúde e consultas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade