Feira de Santana

Outubro Rosa: quase mil mulheres vão ficar sem exames preventivos em Feira de Santana

A presidente da Fundação Hospitalar Gilberte Lucas lamentou a decisão da liminar e disse que procedimentos que eram feitos pelos enfermeiros como a coleta do preventivo e resultados que já eram encaminhados para os médicos especialistas, não serão mais realizados.

17/10/2017 às 17h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

A liminar concedida pela Justiça Federal de Brasília que reduz as ações do serviço de enfermagem em todo o Brasil prejudicou as atividades da campanha Outubro Rosa em Feira de Santana.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A ordem judicial foi requerida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em Brasília e devido a essa decisão a Campanha Outubro Rosa da Fundação Hospitalar através do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) deixará de atender mais de mil mulheres. A presidente da Fundação Hospitalar Gilberte Lucas lamentou a decisão da liminar e disse que procedimentos que eram feitos pelos enfermeiros como a coleta do preventivo e resultados que já eram encaminhados para os médicos especialistas, não serão mais realizados.

“O CMPC nessas campanhas principalmente do Outubro Rosa, a gente tinha duas referências. Da prevenção do câncer de mama e também do câncer do colo do útero. A gente tem uma equipe técnica na unidade, enfermeiras que foram capacitadas que fazem essa coleta do exame que a gente chama de preventivo e papanicolau. No primeiro momento fazíamos uma média de 60 a 100 coletas em mulheres e a leitura das lâminas dessa coleta posteriormente era feita pelo profissional médico. Os resultados positivos já eram direcionados para consultas com o ginecologista juntamente com outros procedimentos como a biopsia e outros exames necessários, como ultrasson transvaginal. Então todos esses exames já erm uma referência da unidade. O ano passado foram detectadas 43 mulheres com o câncer do colo do útero que foram encaminhadas para tratamento. Então há um prejuízo porque todo o atendimento inicial era feito pelo enfermeiro. A partir de agora a consulta será agendada via central de regulação com o especialista , com o ginecologista”, salientou.

Para Gilberte, o prejuízo da liminar em relação ao trabalho dos enfermeiros acontece principalmente no que se refere a atenção básica. O atendimento primário e exames iniciais. Não será mais possível o enfermeiro fazer a triagem do paciente e consequentemente isso vai aumentar a demanda nos atendimentos.

“Existe uma demanda grande no Brasil. Existe a portaria do Ministério da Saúde da atenção básica e essa liminar foi contra essa decisão do Ministério da Saúde que dá subsidio ao enfermeiro para realizar esses procedimentos iniciais. Há grande importância tanto no papel do enfermeiro, como no profissional médico. Tem que se trabalhar com uma equipe e não um entrando na área do outro tirando a questão da especialização. Existem situações na atenção básica que sofrerão prejuízos e este quadro vai refletir nas emergências”, finalizou.

Leia também: Liminar que impede ação de enfermeiros na atenção básica prejudica a população, diz secretária de saúde
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade