Variedades

Quais são as diferenças entre o gás GLP e o gás natural?

Novos fogões precisam passar por uma adaptação na estrutura para receber o gás natural, então sempre fique atento antes de instalar um eletrodoméstico novo à rede de gás.

16/10/2017 às 14h16, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Presentes nos lares de todo o país, o gás GLP (gás liquefeito de petróleo) e o GN (gás natural) possuem algumas diferenças básicas entre si. Você sabe quais são?

Gás liquefeito de petróleo (gás GLP)

O gás liquefeito de petróleo (GLP) está presente em 100% dos municípios do país e chega a 95% dos lares brasileiros, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo(Sindigás).

Os fogões já vêm de fábrica adaptados para o uso do botijão, o que torna seu uso mais prático e fácil. O combustível pode ser extraído do petróleo ou do processamento do gás natural, ou de uma combinação entre os dois, sendo extraído das reservas de gás natural ou como produto do refinamento do petróleo.

O gás GLP é encontrado não apenas nos clássicos botijões de 13 kg, mas também em recipientes menores, como os botijões de camping, e maiores, como os cilindros de tamanhos variados. Além de seu uso residencial, também é utilizado em restaurantes, padarias, pizzarias, construção civil, indústria, agronegócio, hospitais, hotelaria, e outros segmentos.

Gás natural (GN)

O fornecimento do gás natural é feito por meio de tubulação, dispensando o uso do botijão. É utilizado em residências, em pontos comerciais, na indústria e também como combustível para veículos. Além disso, também é aplicado na geração e co-geração de energia em alguns lugares do país.

Novos fogões precisam passar por uma adaptação na estrutura para receber o gás natural, então sempre fique atento antes de instalar um eletrodoméstico novo à rede de gás.

A sua chama é forte e estável, pois a tubulação apresenta uma pressão e força maior do que a mangueira do botijão. O consumo é calculado por meio da conta de gás, cobrando o consumo mensal da residência.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade