Bahia

Sistema é criado por estudantes para controlar volume da água no banho

Para realizar o projeto, cinco alunos do primeiro e segundo anos realizaram uma pesquisa de amostragem com os estudantes da escola para definir qual o tempo e o consumo de água nas residências.

15/10/2017 às 15h57, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Controlar o volume de água usado durante o banho é o desafio dos alunos do Centro Integrado OscarMarinho Falcão, em Itabuna, que estão desenvolvendo o projeto Sistema Redutor de Vazão (Sirva). A primeira fase foi concluída com a montagem da estrutura do Sirva, que pôde ser apresentada com a funcionalidade para a qual foi desenvolvido. “Estamos trabalhando na segunda parte que é a confecção do dispositivo que será acoplado à saída de água do chuveiro e o sistema de monitoramento da vazão da água depois de aberto o registro”, adianta o professor Jesimiel Palmeira de Lima.

Para realizar o projeto, cinco alunos do primeiro e segundo anos realizaram uma pesquisa de amostragem com os estudantes da escola para definir qual o tempo e o consumo de água nas residências. Depois, estudaram uma forma de criar o aparelho que pudesse parar a vazão após um determinado volume de água. “Utilizamos materiais como isopor, placas de vidro, tinta, tubos de PVC, conexões e adaptadores, bomba de arrasto e um chuveiro comum. Por meio do projeto, os alunos se integraram e participaram da ideia, o que permitiu a construção da consciência do consumo sustentável dos recursos hídricos, da conservação de recursos naturais e da própria natureza”, explica o professor.

O Sirva foi apresentado na feira de ciências da própria escola e selecionado para ser apresentado na feira regional. Foi apresentado também na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna, na Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), e os estudantes foram convidados para a exposição da Feira de Ciências do Colégio Modelo Luís Eduardo, em Itabuna.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade