Mundo do Trabalho

Saiba o que você não deve colocar no currículo de jeito nenhum

Para provocar uma boa apresentação na seleção de emprego, o ideal é ser sucinto e não usar mentiras para se promover

01/10/2017 às 07h49, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

A ansiedade de garantir um emprego faz algumas pessoas exagerar nas informações do currículo (cv). Porém, o método "coloque todas as experiências profissionais que teve e habilidades" não é a melhor alternativa para montar o cv. Para provocar uma boa apresentação nas seleções de trabalho, o ideal é ser sucinto e não usar mentiras para se promover.

Confira 5 coisas que você não deve colocar no currículo:

– Experiências profissionais em excesso

Não adianta encher o currículo de experiências que não tem relação com a área pretendida. Esse documento não deve ser uma linha do tempo do seu primeiro emprego aos dias atuais. O que os avaliadores querem ver são atividades que de alguma forma lhe prepararam para o mercado.

Para quem não tem experiência profissional, vale colocar atividades extracuriculares, como trabalho voluntário e participação em organizações de estudantes (no caso de universitários).

– Redes Sociais 

As redes sociais só devem ser colocadas se tiverem alguma relevância para o seu trabalho. Afinal, a maioria das pessoas postam conteúdo sem fazer um gerenciamento. Você não quer que seus futuros chefes vejam fotos suas em situações pessoais e nem postagens com conteúdo que vai contra a política da empresa.

Nesse caso, a única rede social indispensável é o Linkedin.

– Habilidades básicas de computação

Falar que sabe utilizar o pacote office, manusear e-mail e acessar a internet não são vistos como diferenciais, na verdade são habilidades esperadas que o candidato tenha.

Vale colocar se souber utilizar um programa essencial para desempenhar a função pretendida ou mesmo uma habilidade que aprendeu em um curso de extensão.

– Idiomas

Cuidado ao inserir informação sobre domínio em outros idiomas. Se você estudou inglês ou espanhol no colégio e não praticou mais, esqueça essa informação na hora de montar o currículo.

Além disso, tenha atenção quando informar seu nível de aprendizado no idioma. Se questione sobre como se sente para dialogar, fazer leituras ou escrever em outras línguas, para depois definir o nível.

– Resumo ou qualificações

Nada de usar frases clichês e elogios, como 'sou perfeccionista' e 'trabalho bem em equipe'. Seja objetivo e coloque uma síntese das evidências que comprovam suas qualificações profissionais.

Para preencher esse item, fale das suas principais contribuições para a empresa que trabalho anteriormente (premiações, reconhecimento e experiências internacionais).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade