Comportamento

Como as pessoas lidam com a morte em diferentes culturas

Abaixo, reunimos as curiosidades sobre como algumas culturas do mundo lidam com o falecimento.

27/09/2017 às 09h52, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A morte é, para todos, o momento em que nos desligamos de entes e amigos queridos por meio do corpo físico, mas cada cultura no mundo tem sua forma de lidar com essa passagem. A homenagem à memória de quem parte pode ser feita de diversas formas dependendo do local. Abaixo, reunimos as curiosidades sobre como algumas culturas do mundo lidam com o falecimento.

Comunidade judaica

Os judeus adotam a keriá, ritual que consiste em rasgar completamente a roupa de quem está passando pelo luto. Esse costume é sinal de luto desde os tempos bíblicos, e simboliza a dor e a tristeza de perder um amigo ou familiar. A roupa rasgada deve ser usada até o final do shivá, período de sete dias em que os enlutados permanecem em casa, sem executar nenhuma tarefa de lazer ou profissional. No shivá são realizados serviços religiosos três vezes por dia – pela manhã, à tarde e à noite. O enterro é realizado sem enfeites ou ornamentos, em respeito à simplicidade.

Cultura mexicana

O Dia dos Mortos dos mexicanos é conhecido no mundo inteiro por sua característica mais “festiva”. Por lá, a morte é uma forma de libertar-se das vaidades. No dia de Finados há uma grande celebração, com música, trajes típicos, máscaras de caveira, sempre atendendo ao gosto do finado para que os vivos que permanecem tenham prosperidade.

Cristianismo

A principal data relacionada ao falecimento no calendário cristão é o Dia de Finados, que ocorre em 2 de novembro. Neste dia, familiares visitam os cemitérios para rezar frente aos túmulos de entes queridos com flores e velas. A data também serve para despertar a reflexão sobre as perdas e como podemos lidar com elas. Além disso, por ocasião do falecimento, é comum realizar o velório na presença de familiares e amigos, decorando o local com coroa de flores e velas, homenageando a pessoa que se foi. 

Cultura japonesa

Os japoneses tratam a morte algo normal no ciclo da existência humana, e não como algo trágico. Diferente das culturas que ligam a perda física a sentimentos de muita dor e angústia, os japoneses festejam e celebram seus mortos com alegria, reverenciando a passagem de seus ancestrais pela vida terrena. Os lares japoneses contam com um altar utilizado para homenagear os entes que já se foram, e nele são colocadas fotos dos falecidos e oferendas como velas e flores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade