Educação

Professores da Uefs paralisam as atividades nesta quarta-feira (27)

As aulas serão retomadas normalmente na quinta-feira (28).

26/09/2017 às 15h36, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisarão as atividades nesta quarta-feira (27). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite de segunda-feira (25), na qual aprovaram, além da paralisarão, o indicativo de greve. As aulas serão retomadas normalmente na quinta-feira (28).

Segundo a assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), na quarta-feira (27), haverá um ato público no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a partir das 9h. O objetivo é pressionar o governo Rui Costa a convocar uma mesa de negociação com a categoria.

Ainda segundo a Adufs, o ato público com a suspensão das atividades já foi aprovado em assembleia dos professores das universidades estaduais do Sudoeste da Bahia (Uesb), do Estado (Uneb) e de Santa Cruz (Uesc). A Uesb e Uesc também aprovaram o indicativo de greve, segundo a Adufs em nota enviada ao Acorda Cidade.

Pauta 2017

O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs) protocolou a pauta de reivindicação junto às secretarias estaduais da Educação (SEC), da Administração (Saeb), das Relações Institucionais (Serin) e junto à Governadoria em dezembro do ano passado. No documento, a categoria ressalta a grave conjuntura de ataques à educação pública superior e reivindica o imediato início da negociação.

Integram a pauta o cumprimento dos direitos trabalhistas, a destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento das Ueba, a reposição integral da inflação referente aos dois últimos anos, reajuste de 11% no salário-base, mais a ampliação e desvinculação do quadro de vagas.

A categoria tem cobrado o início das negociações ao governo, que negligencia a pauta. Nas reuniões com os professores, realizadas após intensa cobrança, os gestores públicos não apresentaram respostas.

“Por força do tensionamento do Movimento Docente (MD), o governo publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE), algumas promoções, progressões e mudança de regime da categoria; sinalizaram com a autorização de concurso público nas quatro universidades por conta da vacância gerada pelas exonerações, aposentadorias e falecimentos dos servidores, no período de janeiro de 2015 até então; além de garantirem a regularização do repasse de recursos para as instituições”, diz a associação. A diretoria da Adufs entende que o anúncio do governo representa uma importante vitória para a categoria, no entanto, atende apenas uma parte das reivindicações. Por isso, defende que é importante manter a mobilização dos docentes”, declarou a entidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade